Mesas-redondas e exposição fotográfica contam bastidores e histórias do projeto “Retratos da Uva e Vinho”

COMPARTILHAR
Exposição fotográfica do “Retratos da Uva e Vinho” tem curadoria dos próprios fotógrafos do projeto, Rafael Sartor e Tatieli Sperry. No total, 20 imagens foram selecionadas para a mostra on-line. Crédito: Paula Nora

Na terça-feira (30) e na quarta (1º) ocorrem as duas últimas mesas-redondas e exposição fotográfica do projeto “Retratos da Uva e Vinho”. Os eventos on-line serão transmitidos ao vivo, sempre às 18h. Medidas de acessibilidade, como audiodescrição e libras, serão adotadas para ampliar e democratizar o acesso.

Com duração de cerca de 1h, os bate-papos terão mediação e participação de integrantes da equipe do projeto, além de representantes do Segh e das Secretarias Municipais de Turismo de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. As rodas de conversa buscam aguçar a curiosidade, disseminar as descobertas e feitos e compartilhar sobre o processo de desenvolvimento por trás do livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, lançado no dia 11 de novembro. A obra imagética pode ser acessada gratuitamente no site seghuvaevinho.com.br/memoria.

Dentre os mais de 1,5 mil cliques feitos durante a produção do livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, Rafael Sartor e Tatieli Sperry selecionaram 20 fotografias para a exposição.
Créditos: Rafael Sartor

“Nós temos muitos entrevistados no livro que são verdadeiras lendas vivas. Não são histórias contadas, é a própria vida da pessoa relatada, são suas próprias vivências. No livro, há pessoas que nasceram ou começaram desde muito cedo no ramo da hotelaria e da gastronomia, que passam a vida toda neste setor”, enalteceu Marcos Ferronatto, vice-presidente do Segh Região Uva e Vinho, entidade idealizadora do projeto, durante a mesa-redonda do último dia 17 .

Roberto Hunoff, jornalista e autor dos textos do livro, durante os bate-papos dos dias 16 e 17 de novembro, contou que se emocionou ao ouvir os relatos obtidos. Segundo ele, foram mais de 90 horas de gravações realizadas junto a uma centena de entrevistados, desenvolvidas em dois anos pela pesquisadora e turismóloga Paula Nora.

Dentre os mais de 1,5 mil cliques feitos durante a produção do livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, Rafael Sartor e Tatieli Sperry selecionaram 20 fotografias para a exposição.
Créditos: Tatieli Sperry

“São depoimentos extremamente ricos em informações, em sentimentos, que traduzem uma história que muita gente não conhece. Vários depoimentos que ouvimos mostram muito a determinação das pessoas em superar as dificuldades. Têm relatos de empresas que estavam falindo, mas que os empreendedores criaram alternativas e hoje elas são importantíssimas para a região. Eu diria que a maioria da nossa população regional não conhece o que temos nestes 20 municípios que o Segh abrange. O livro foi um aprendizado para mim, que imaginava que conhecia bem a região. E falo, especialmente, das pequenas cidades, que têm uma riqueza inexplorada. Somos um conjunto de cidades, mas cada uma delas tem seu diferencial”, revelou Hunoff.

Os vídeos das duas primeiras edições das mesas-redondas e exposição fotográfica do projeto “Retratos da Uva e Vinho”, realizadas nos dias 16 e 17 de novembro, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, podem ser assistidos no canal Segh Uva e Vinho no YouTube.

Exposição fotográfica à disposição da comunidade
Durante as conversas das mesas-redondas também serão exibidas as imagens da exposição fotográfica sobre o processo artístico do “Retratos da Uva e Vinho”. A mostra tem curadoria dos próprios fotógrafos do projeto, Rafael Sartor e Tatieli Sperry, que selecionaram, dentre as mais de 1,5 mil imagens registradas para o livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, 20 fotografias para compor o painel.

O projeto “Retratos da Uva e Vinho” é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio das empresas Braslux Indústria de Auto Peças, Ilumatic S/A Iluminação Eletrometalúrgica, Imobrás Indústria de Motores Elétricos, Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, NL Informática, Nutrire Indústria de Alimentos, Supermercados Andreazza, Suplay Componentes e Suprimento, Veronese Indústria de Produtos Químicos e XP Distribuição e Representação, e o apoiodo Sicredi COOPERUCS, Sicredi Pioneira RS e Sicredi Serrana RS/ES. A idealização é do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, e a realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Marcos Giordani (diretor de Gastronomia e Turismo do Segh Uva e Vinho e proprietário do Giordani Gastronomia Cultural e do Bodega Ottone), Tatieli Sperry (fotógrafa), Paula Nora (turismóloga e coordenadora de pesquisa do projeto), Evandro Soares (Secretário da Cultura de Bento Gonçalves), Roberto Hunoff (jornalista), Cassiano Farina (jornalista) e Cristina Nora Calcagnotto (produtora cultural) foram os convidados da primeira mesa-redonda, realizada dia 16 de novembro, em Bento Gonçalves. Crédito: Rafael Sartor

Fazem parte da pesquisa os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Pinto Bandeira.

SERVIÇO | MESAS-REDONDAS E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “RETRATOS DA UVA E VINHO”
Quando: 30 de novembro (terça-feira) e 1º de dezembro (quarta-feira), às 18h
Convidados do dia 30/11: Rodrigo Ferri Parisotto (Secretário de Turismo de Bento Gonçalves), Marcia Ferronato (coordenadora geral do projeto), Paula Nora (turismóloga e coordenadora de pesquisa do projeto), Rafael Sartor (fotógrafo), Andreia Zucchi (diretora Executiva da Giordani Turismo) e Paulo Geremia (diretor de Relações Institucionais do Segh e sócio-fundador dos restaurantes Di Paolo)
Convidados do dia 01/12: Enio Martins (Secretário de Turismo de Caxias do Sul), Marcia Ferronato (coordenadora geral do projeto), Paula Nora (turismóloga e coordenadora de pesquisa do projeto), Rafael Sartor (fotógrafo), Roberto Hunoff (jornalista), Marcelo Caon (historiador), Paula Kazue Suzuki (designer gráfica) e Vicente Homero Perini Filho (presidente do Segh e proprietário do Q Restaurante e do Beatrice By Q Restaurante)
Mediação: Cristina Nora Calcagnotto (produtora cultural)
Transmissão ao vivo: canal Segh Uva e Vinho no YouTube, em www.youtube.com/channel/UCaPGpDPizyIbsNsI31GF8lQ, e pelo Facebook, na página www.facebook.com/seghuvaevinho
Mais informações: (54) 3221.2666 ou nas redes sociais do Segh Região Uva e Vinho (@seghuvaevinho)

FICHA TÉCNICA DO PROJETO “RETRATOS DA UVA E VINHO”
Coordenação Geral: Marcia Ferronato
Coordenação de Pesquisa: Paula Nora
Produção Cultural e Executiva: Cristina Nora Calcagnotto
Levantamento Histórico e Iconográfico, Pesquisa e Revisão Cronológica: Marcelo Caon
Produção de Texto: Roberto Hunoff
Revisão: Germano Weirich
Fotografias Artísticas: Rafael Sartor e Tatieli Sperry
Design Gráfico, Capa, Diagramação e Ilustrações: Paula Kazue Suzuki
Idealização: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho