Kobra faz mural sobre Darcy Ribeiro, Clarice Lispector e Paulo Freire, em Lajeado, no Rio Grande do Sul

COMPARTILHAR
Mural Olhares da Educação em Lajeado - RS

No último sábado, 25 de janeiro, Kobra finalizou uma nova obra, em Lajeado, cidade gaúcha a 113 km de Porto Alegre. Na fachada do prédio 1 do campus da Universidade do Vale do Taquari (Univates), à rua Avenlino Tallini, 171, Kobra, acompanhado por outros dois artistas, fez a partir do dia 18 de janeiro o mural “Olhares da Educação”, com 14 metros de altura por 26 de comprimento. No mural, o artista retrata o antropólogo e educador Darcy Ribeiro, a escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector; e o educador e filósofo Paulo Freire.

Kobra revela que produziu até dez versões até chegar ao desenho final, que une esses três grandes nomes da história do País. “Os olhos dos três foram alinhados e pintados em preto e branco para criar uma harmonia com as cores do edifício. Como é um close, onde o olhar é muito importante”, diz.

O trabalho foi encomendado pela Instituição em comemoração aos seus 50 anos. A expectativa é que o trabalho se torne uma inspiração para todos, especialmente os alunos, mas também um ponto turístico da cidade. Não é difícil prever que dará certo. Mesmo antes de concluído o mural já é motivo de uma “peregrinação”, tantas são as pessoas que vão ao local para fotografar a obra em construção e o trabalho do artista.

Kobra, que passou no final do ano passado 35 dias em Abu Dahbi, conta que a execução do trabalho em Lajeado foi bem difícil por causa do clima. “É incrível. Está mais quente que nos Emirados Árabes. Teve um dia em que a temperatura chegou a 44 graus”, afirma, espantado, o muralista que trabalhou, com sua equipe, diariamente no muro das 8h30 às 20h, com pequenas interrupções, ora devido às chuvas, ora para escapar “por alguns momentos” do sol escaldante.

A escolha pelo muralista se deu pela trajetória e significado de sua arte. “Hoje temos um campus moderno, com prédios premiados pela sua arquitetura, além de um espaço repleto de natureza. Quando decidimos revitalizar o Prédio 1, o primeiro de nossa Universidade, pensamos em um artista que pudesse trazer elementos da arte contemporânea e que tivesse relação com obras que buscam o resgate histórico. O Kobra tem retratado em sua arte elementos que fortalecem o pertencimento das comunidades, e isso é importante para nós”, diz o reitor da Univates, Ney José Lazzari.

O mural “Olhares da Educação” é o terceiro de Kobra no Rio Grande do Sul. O primeiro foi em 2010, dentro da série “Muro das Memórias”, nos fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, em Santa Maria.  Na obra, o muralista mostrou uma cena antiga da cidade. O segundo mural homenageou o poeta Mario Quintana. Com 14X14 metros, foi pintado há um ano Colégio Farroupilha, em Porto Alegre.