Kleiton & Kledir celebram 40 anos e reencontram o público gaúcho em concerto especial da OSPA

COMPARTILHAR
nsaio OSPA e K&K Crédito Leandro Rodrigues

A Dupla Kleiton & Kledir completou 40 anos de carreira em 2020 e a celebração seria em grande estilo, no final de março, com um concerto ao lado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Agora chegou a hora de retomar esses planos suspensos devido à pandemia de COVID-19. No sábado, 6 de novembro, às 17h, a Casa da OSPA recebe os irmãos pelotenses para um concerto recheado com seus hits em arranjos inéditos. A regência é do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube.

Ao lado de Kleiton (voz, violão e violino) e de Kledir (voz e violão), estarão Rick de la Torre (bateria), André Gomes (baixo) e Dudu Trentin (piano). Trentin também assina os arranjos das músicas para a orquestra e a peça “Abertura Instrumental Kleiton e Kledir”, composta especialmente para este concerto com inspiração no repertório da dupla.

O espetáculo marcará o primeiro encontro de Kleiton & Kledir com o público depois do início da pandemia. A dupla cancelou uma série de apresentações e até agora não havia retomado os shows presenciais. A expectativa de Kledir é grande: ”Estamos vivendo essa série de celebrações de 40 anos e a OSPA recém completou 70 anos também. Para nós tem um componente a mais: cursamos composição e regência na UFRGS e algumas das nossas melhores lembranças são os ensaios da OSPA. Às vezes a gente passava a tarde inteira assistindo ensaio, com as partituras nas mãos, estudando. Foi algo precioso”, lembra Kledir, que também estudou flauta na Escola da OSPA.

Fundindo a música de concerto com a música popular, o espetáculo promete um panorama da carreira da dupla, desde o primeiro sucesso, “Vento Negro”, clássico dos Almôndegas escrito por José Fogaça, passando pelos sucessos “Maria Fumaça”, “Deu pra Ti” e “Vira Virou”, até a música mais recente, “Paz e Amor”, lançada em 2020 como single em conjunto com o MPB4. “Neste último ano, vi as pessoas muito angustiadas, sofrendo perdas, mas no meio dessa loucura de pandemia, enxergamos muitos movimentos de solidariedade, ajuda, que nos encheram de esperança. É disso que a canção fala”, explica Kledir.

O repertório inclui também o sucesso “Estrela Estrela”, do irmão Vitor Ramil e até mesmo uma música infantil, “Bicho Gente”, do projeto “Par ou Ímpar”. As canções foram escolhidas a dedo dentro do vasto repertório da dupla, que atravessa gêneros musicais como rock, pop, regional e erudito. Além de mergulhar na história de Kleiton & Kledir, a OSPA interpreta também “Episódio Sinfônico”, do compositor brasileiro Francisco Braga (1868 – 1945).

Evandro Matté (regente – Brasil)
É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos.

Kleiton & Kledir (Brasil)
Com um inovador estilo musical e um simpático sotaque gaúcho, Kleiton & Kledir marcaram definitivamente o cenário artístico brasileiro e são uma referência para quem quer compreender a música popular produzida no Brasil nos dias de hoje. São mais de 20 discos gravados entre Brasil, Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami, Buenos Aires e shows de sucesso por EUA, Europa, Oriente Médio e América Latina. Suas composições foram eternizadas por grandes nomes da música brasileira, como Simone, Adriana Calcanhotto, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Claudia Leitte, Ana Carolina, Fafá de Belém, Fábio Jr, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano e muitos outros. T

Kleiton & Kledir são símbolos do gaúcho contemporâneo e receberam o título de “Embaixadores Culturais do RS”. Foram duas vezes vencedores do troféu de melhor álbum no Prêmio da Música Brasileira e homenageados pela Caprichosos de Pilares no desfile do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro.

Atualmente, os irmãos estão celebrando 40 anos de uma trajetória de grande sucesso, com uma extensa programação que prevê shows, lançamento de discos, biografia, exposição retrospectiva, filme em longa-metragem e um programa especial de televisão. Recentemente lançaram em digital o álbum “Kleiton & Kledir ao vivo” (Biscoito Fino), o álbum “Kleiton & Kledir en español” (Universal Music), com participação especial de Mercedes Sosa e León Gieco, e o single PAZ e AMOR com o MPB4, uma canção inédita, cheia de esperança. Mesmo com toda a dificuldade do momento, produziram em teatro o show “Kleiton & Kledir 40 anos” que foi assistido por milhares de pessoas pela internet e 1 milhão de espectadores pela ClaroTV.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
22º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
40 ANOS KLEITON & KLEDIR
Quando: 6 de novembro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h
Onde: Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line: INGRESSOS ESGOTADOS. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (5) e sábado (6), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF
Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Programa
Regente: Evandro Matté (regente – Brasil)
Solista:  Kleiton & Kledir (Brasil)
Francisco Braga | Episódio Sinfônico
Dudu Trentin | Abertura Instrumental Kleiton e Kledir
Kleiton Ramil e Kledir Ramil | Maria Fumaça*
Kledir Ramil | Fonte da Saudade*
Vitor Ramil | Estrela Estrela *
José Fogaça | Vento Negro**
Kleiton Ramil | Bicho Gente***
Kledir Ramil | Paixão*
Kleiton Ramil e Kledir Ramil |Bry*
Kleiton Ramil e Kledir Ramil | Paz e Amor
Kleiton Ramil e Kledir Ramil | Navega Coração*
Kleiton Ramil | Vira Virou****
Kleiton Ramil e Kledir Ramil | Deu Pra Ti*
Arranjos: Dudu Trentin (*) / Arthur Barbosa (**) / Vagner Cunha (***) / Alexandre Ostrovski Jr. (****)

Direção Artística: Evandro Matté
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)