Instituto Ling inaugura a exposição Antes do Azul, de Romy Pocztaruk

COMPARTILHAR

A abertura ocorre na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h, com uma conversa aberta ao público com participação da artista, da propositora curatorial Gabriela Motta e dos demais envolvidos no projeto. A mostra poderá ser conferida com entrada franca até o dia 21 de março de 2020 com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h; e sábados, das 10h30 às 20h.

A exposição inédita é composta pelo filme Antes do Azul, criado especialmente para fazer parte desta mostra, e também por duas fotos em grandes dimensões. Para exibir o lançamento do curta, o espaço da Galeria do Instituto Ling será transformado em uma sala de cinema, que contará com uma ampla cortina de veludo azul, meia parede com uma pintura especial em cinza chumbo e cadeiras longarinas de madeira, típicas dos cinemas mais tradicionais.

Com duração de 13 minutos, o filme propõe a imaginação de um futuro para além dos avanços tecnológicos. O curta tem direção de Romy Pocztaruk, texto de Daniel Galera e é estrelado pela cantora e atriz Valéria, além de contar com Larissa Ely na direção de produção, Lívia Pasqual na direção de fotografia; trilha original, desenho de som e montagem de Caio Amon; ilustração de Matheus Heinz e montagem de Leonardo Michelon.

“Durante pouco mais de dez minutos, seremos submetidos a uma sequência de cenas sutilmente narrativas e radicalmente sensoriais, um jorro de imagens-pensamento sobre a existência e a violência, sobre a passagem do tempo, sobre tecnologias de morte, sobre a potência de corpos animais e minerais, sobre a arte como possível rastro a ser deixado pela humanidade quando ela mesma não sobreviver à sua onipotência”, explica a crítica de arte Gabriela Motta em sua proposição curatorial.

Imagem do filme ANTES DO AZUL

SERVIÇO
Exposição Antes do Azul
Artista: Romy Pocztaruk
Proposição curatorial: Gabriela Motta
Abertura: 12 de novembro, às 19h. Na ocasião, haverá uma conversa aberta ao público com participação da artista Romy Pocztaruk, da curadora Gabriela Motta, e dos demais envolvidos no filme: Daniel Galera (texto), Larissa Ely (direção de produção), Lívia Pasqual (direção de fotografia), Caio Amon (trilha original, desenho de som e montagem), Matheus Heinz (ilustração) e Leonardo Michelon (montagem).
Período de visitação: de 12 de novembro de 2019 a 21 de março de 2020
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h e sábados, das 10h30 às 20h
Entrada franca

FICHA TÉCNICA
Antes do Azul (2019) – 4k, HD, color, sound, 13 min
Direção: Romy Pocztaruk
Estrelando: Valéria Houston
Texto: Daniel Galera
Direção de produção: Larissa Ely
Assistente de produção: Paula Ramos
Direção de fotografia: Lívia Pasqual
Trilha original e desenho de som: Caio Amon
Ilustração: Matheus Heinz
Figurino: Alice Floriano, Larissa Ely, Romy Pocztaruk, Humans and Aliens
Figurantes: Renata de Lélis, Camila Vergara, Thais Hagermann
Cenografia: Livia Pasqual e Romy Pocztaruk
Cabelo e maquiagem: Juliane Senna
Diretor de elenco: João Madureira
Motorista: Cássio Bulgari
Montagem: Caio Amon, Leonardo Michelon, Romy Pocztaruk
Primeiro assistente de câmera e operador: Deivis Horbach
Elétrica: Daniel Tavares
Finalização & Cor: Rafael Duarte
Design gráfico: Guss Paludo e Romy Pocztaruk