Instituto do Câncer Infantil lança a CASA ICI

197
COMPARTILHAR

Há quase 30 anos, o Instituto do Câncer Infantil tem atuado na assistência aos pacientes em tratamento oncológico de 0 a 19 anos. Além dos serviços já prestados, da assistência familiar e de pesquisas científicas, agora o ICI lança uma novidade para cuidar dos pequenos: a CASA ICI. A casa é destinada para pacientes que já esgotaram todas as possibilidades de tratamento curativo. O local será a segunda casa de acolhimento para atendimento paliativo pediátrico de crianças e adolescentes com câncer na América Latina.

De acordo com o Superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, embora as chances de cura do câncer infantojuvenil sejam promissoras, cerca de um terço dos pacientes não vence a doença. “É para essas situações que a CASA ICI foi concebida. O objetivo é oferecer um local aconchegante, onde o paciente e sua família tenham conforto físico e psicológico, atendidos por equipe multidisciplinar, com assistência 24 horas”, explica.

Para isso, o Instituto adquiriu um imóvel residencial localizado na Rua Augusto Pestana com recursos de doações da comunidade e parceiros do ICI. O local está sendo reformado e adaptado, com ambientação especial para atender com qualidade e conforto todos os pacientes e seus pais. “Haverá dormitórios, salas de estar e lazer, cozinha ampla, sala de refeições, banheiros, sala de enfermagem e consultório médico e multidisciplinar”, revela.

O espaço é direcionado a pacientes assistidos pelo ICI, que não possuam condições de suporte médico e social para ficar em sua própria residência, e que necessitem de auxílio e cuidados especiais. Todo o atendimento será gratuito, incluindo alimentação e a infraestrutura necessária, sem limitar o tempo de hospedagem. “É um momento muito difícil porque nada há de mais frustrante do que ter o conhecimento de que a hora da despedida se aproxima”, observa.

Planejada para atender pacientes dos Hospitais de Porto Alegre, a CASA ICI tem capacidade também para atender pacientes do interior e de outros estados. Fica a menos de 100 metros do HCPA e do Hospital de Pronto-Socorro, em uma rua tranquila, e nas proximidades de vários pontos de comércio e convivência.

De acordo com Dr. Algemir, na grande maioria dos casos a família não tem uma alternativa de conforto que a circunstância exige. “Ficar em casa também é complicado porque neste momento os pacientes têm necessidade de apoio e cuidados para aliviar o sofrimento físico e emocional”, finaliza.

A CASA ICI vai oferecer os seguintes serviços:

  • Alívio da dor e outros sintomas frequentes;
  • Foco na melhoria da qualidade de vida do paciente;
  • Integrar os processos médicos, psicológicos e de apoio espiritual no cuidado ao paciente;
  • Suporte para os pacientes viverem da forma mais ativa possível;
  • Suporte para a família lidar com a doença e o luto;
  • Auxiliar o paciente e a família a entender a importância de fazer de cada momento o menos doloroso possível.

Para arrecadar fundos, a instituição lança campanha ” Dê um lugar para o amor morar”, com ações e eventos de arrecadação
O passo da compra da CASA ICI já foi dado. Mas agora é preciso arrecadar fundos para a reforma do espaço e compra da mobília.  A campanha já iniciou e para primeira mobilização o ICI conta novamente com a parceria da Pestana Leilões para a realização de mais uma edição do Leilão da Coragem. Os lances poderão ser feitos até dia 15 de dezembro e o leilão ocorrerá no dia 16 de dezembro.

Este ano, o Leilão funcionará em um formato diferente: ao invés de leiloar produtos e as pessoas adquirirem um bem, elas doarão o valor do lote ao darem lance no leilão. Ou seja, os lotes são compostos por produtos e serviços necessários para a reforma como: restauração das esquadrias, marcenaria, câmera de segurança, etc.

Cada doador receberá em troca um item personalizado como lembrança da participação. Além disso, o nome dos arrematantes será gravado em uma placa que será colocada na CASA ICI. Os interessados precisam acessar o site https://www.leiloes.com.br/agenda-de-leiloes/2735, se inscrever e dar seu lance.

A Campanha ‘Dê um lugar para o amor morar” deve continuar até o lançamento da CASA ICI, em maio de 2021. Para informações de como ajudar e participar dessa iniciativa: ici@ici.ong ou 51-33318704.