Inscrições abertas para o 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

456
COMPARTILHAR

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2020. Já na quarta edição, a premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, com a missão de dar apoio e incentivo para artistas em início de carreira. As candidaturas podem ser realizadas de 15 de abril, dia Mundial das Artes, a 29 de maio de 2020.

O prêmio destina-se à produção de artes visuais contemporâneas em qualquer técnica (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação, performance, vídeo, arte digital, arte sonora, arte têxtil, arte urbana e técnicas mistas, entre outras). Para se inscrever, é preciso morar no Rio Grande do Sul. Cada participante pode concorrer com até três obras. Os interessados devem fazer sua inscrição no site da Aliança Francesa Porto Alegre (www.afpoa.com.br), onde encontram o regulamento completo e a ficha de inscrição.

O melhor trabalho será premiado com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 como incentivo à produção do artista, ajuda de custo para o período da estadia em La Rochelle de R$ 3.000,00, além de uma  bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa Porto Alegre.

Ao todo, dez trabalhos serão selecionados. A lista de artistas participantes será divulgada no dia 22 de junho de 2020 nas plataformas digitais da Aliança Francesa de Porto Alegre. As obras serão expostas em uma Mostra Coletiva no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 23 de julho até 04 de setembro de 2020.

As datas poderão ser modificadas pela Aliança Francesa e seus parceiros em função da situação ligada à crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Toda alteração será comunicada nas plataformas digitais da instituição.

Vencedores das 3 edições do Prêmio – Leandro Machado David Ceccon e Letícia Lopes – Crédito Fábio Alt

Em 2019, os três vencedores foram Letícia Lopes (1º lugar), Alexandre de Nadal, (2º lugar) e Marcelo Chardosim (3º lugar). David Ceccon foi o vencedor em 2018 e Leandro Machado em 2017.

Essa é a quarta edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.