Grupo Cortel homenageia vítimas da pandemia e profissionais do setor funerário

COMPARTILHAR

Neste ano, o dia 20 de setembro será marcado pela união de pessoas de todas as origens e culturas para reconhecer o trabalho valioso dos profissionais funerários e homenagear aqueles que não tiveram o ritual de despedida que mereciam em 2020, devido à pandemia da Covid-19.

Para marcar a data, o Grupo Cortel promoverá o “Forever – A homenagem de quem tem saudade”, cerimônia virtual que será transmitida, das 9h às 10h30, no Youtube, diretamente do Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A live mostrará nomes e fotos dos entes queridos que partiram, seguido de uma jornada de aplausos e um minuto de silêncio com flautista, em tributo às vítimas do coronavírus e profissionais do setor que deixaram suas famílias e todas as incertezas de lado, para se comprometer com a causa.

O final da cerimônia será marcado pela inauguração de um muro em homenagem às vítimas e profissionais do ramo funerário, criado pelo pintor muralista, Kelvin Koubik. Formado pelo Instituto de Artes da UFRGS, o artista porto-alegrense já ganhou dois prêmios Açorianos de Artes Plásticas e realizou uma residência artística na França. Para desenvolver a obra, o artista coletou histórias das famílias que não conseguiram se despedir dos seus entes queridos, que partiram nos últimos meses.

 “Quem me conhece sabe o quanto é natural eu me envolver com as histórias. Gosto de trabalhos que façam sentido. Quando li os primeiros depoimentos foi bem difícil. Me envolvi muito com as histórias. Depois, consegui ver que o que eu estava criando era algo de muita responsabilidade e significado. Quando conectei meu trabalho às histórias, criei símbolos que representassem essas pessoas. Foi muito bom poder ressignificar o momento que estamos vivendo e de alguma forma dar um conforto para as famílias. Foi o que busquei neste trabalho”, revela o artista.

Para quem quiser acompanhar, a pintura do muro inicia na terça-feira, dia 15, e fica na Av. Professor Oscar Pereira, 584, no Crematório Metropolitano e Cemitério São José.

Serviço
Forever – A homenagem de quem tem saudade
Data: domingo, 20 de setembro
Horário: 9h às 10h30
LIVE no Youtube do Grupo Cortel