Fernando Pessoa e sua poesia invadem a Estação Mercado da Trensurb

COMPARTILHAR

Localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebeu, nesta terça-feira (12), Dia dos Namorados, a intervenção Nos Trilhos com Fernando Pessoa. Realizada a graças a uma parceria entre a Trensurb e o Sesc-RS, a intervenção cênico-poética da Cia. Palavra & Ato trouxe o ator Jairo Klein como o poeta Fernando Pessoa, declamando poemas e interagindo com os usuários do metrô que passavam pela estação.

Agelita Bento, agente de cultura do Sesc Centro, de Porto Alegre, explica que a ação buscou “resgatar a poesia em tempos tão ‘bicudos’”. Ela explica que a ideia de realizar a intervenção em uma estação de metrô surgiu pelo fato de que “além de ser um espaço de grande circulação, é um espaço de muita aridez e frieza do mundo cotidiano, então a ideia com a poesia é trazer mesmo um pouco mais de amorosidade, em pleno Dia dos Namorados, para os usuários”.

Usuária do metrô, Marina Meireles diz que ações desse tipo – especialmente uma com poesias de Fernando Pessoa – humanizam os espaços. “Isso é muito bom, precisamos de coisas assim e eu fico muito contente quando tem música, poesia ou teatro nas estações”, declara. Carla Oliveira e a filha Letícia tiveram a oportunidade de participar da intervenção. Segundo ela, ações como essa fazem a diferença no humor dos usuários. “Gostei muito de interagir com o artista e receber uma poesia em troca. Até gravei para mandar para a família depois”, conta.
Foto: Artur Colombo/Trensurb