Expressão e instrumento terapêutico em Oficina de Teatro Playback

COMPARTILHAR

Criado nos Estados Unidos, em 1975, por Jonathan Fox e Jo Salas, o Teatro Playback atualmente se faz presente em mais de 60 países, sendo empregado em contextos artísticos, educacionais, de mudança social e terapêuticos, entre outros. “O Teatro de Playback é uma forma de teatro de improviso, na qual membros de uma plateia ou de um grupo contam histórias pessoais e as veem recriadas por atores e músicos”, relata a psicóloga Camila Canani, especialista em Sociopsicodrama. De acordo com ela, o Playback busca dar voz a diferentes vivências em forma de arte, proporcionando o diálogo e a conexão entre as pessoas, através da criação de um ambiente seguro e sem julgamentos, para que histórias sejam compartilhadas.

O compartilhamento dessa experiência é a proposta da Oficina de Teatro Playback, que acontece na Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19h às 21h30. A ministrante Camila Canani destaca ainda que unindo as esferas da arte e da interação social, o Teatro Playback recupera a memória individual e coletiva por meio do teatro e do ritual comunitário da narração, construindo uma comunidade de ouvintes ativos, encorajando reflexões e possibilitando transformações. “Nessa oficina introdutória, será dada uma pincelada teórico-vivencial sobre o universo do Teatro Playback, seu panorama histórico, contextos de atuação, técnicas básicas e exercícios que estimulam a desinibição e a expressão necessárias a sua prática”, explica Camila.

A Oficina de Teatro Playback é aberta a qualquer pessoa interessada. Não é necessária experiência prévia com teatro. Os participantes devem usar roupas confortáveis, que permitam ampla movimentação. Recomenda-se também que levem uma garrafinha d’água para se hidratar durante os exercícios.

MINISTRANTE
Camila Canani é psicóloga (UFRGS) especialista em Sociopsicodrama (IDH). Trabalha com Teatro Espontâneo e Improvisação Aplicada há cinco anos. Em 2018, iniciou seus estudos em Teatro Playback com Sheila Donio e participou no ano seguinte do 8º International Playback Theatre Camp, do Workshop Embodiment for Playback Theatre (Vozdukh Center) e da 10ª Conferência da Rede Internacional de Teatro Playback. Articuladora do Teatro Playback Porto Alegre, o primeiro grupo de Teatro Playback do Rio Grande do Sul,  busca difundir esta forma de teatro na região através de oficinas e apresentações.

SERVIÇO
Oficina de Teatro Playback
Quando: dias 28, 29 e 30 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Onde: Sala Hermes Mancilha|Casa de Cultura Mario Quintana
Investimento: R$ 60, com possibilidade de bolsa integral ou parcial conforme a renda. Inscrições e solicitações de bolsa: teatroplayback.poa@gmail.com ou whatsapp (51) 992439203.