Exposição Roupas para não Vestir encanta e causa estranheza

COMPARTILHAR

As roupas revelam muito sobre as pessoas que as usa. Agora Roupas para Não Vestir, o que nos revela? Essa é a provocação da artista Cristina Rosa na exposição que terá abertura no dia 11 de junho, às 19h, e segue até 12 de julho, com curadoria de Carlos Wladimirsky, na Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo – CCCEV. Os vestidos e corseletes que serão apresentados em tamanho natural abusam do relevo e de texturas que surpreendem e causam estranheza. Ora, a artista cobre as suas roupas de papel com um emaranhado de cobras, sapos, baratas, moscas e aranhas pintadas com acrílico em tons terra-cota. Em outra peça, surge a alegria das cores e da diversidade de materiais, que podem ser rendas, tules, contas, botões, brinquedos de plásticos, flores, repletos de significados poéticos e divertidos, reservando ao espectador instigantes surpresas visuais. No dia da abertura, os visitantes serão recebidos com a coreogradia do bailarino Eduardo Severino.

O Colapso das Borboletas . Modelagem em papel craft e colagem de flores de pano e borboletas multicoloridas de varias cores. Foto: Clovis Dariano.

“São vestimentas escultóricas que convidam o expectador a vestir o repertório de nosso inconsciente, habitado por brincadeiras infantis, signos arquetípicos, fobias, sexualidade ou medos”, explica a artista. A temática feminina é presença forte nas reinterpretações e construções de identidade da artista plástica como aconteceu nas mostras Mulheres da Vida (2008) e Corpo Pele da Alma (2015), quando apresentou mais de 40 mini-esculturas em formato de roupas escultóricas suspensas no Centro Cultural Érico Veríssimo.

“Cristina transgride o significado do verbo vestir. Corpo, roupa, pintura e escultura se mesclam em um drama inconsciente  transpassando nossas peles, revelando  realidades arquetípicas  de nossa  realidade social e emocional. Nossa nudez  simbólica é exposta, de uma forma  poética e dramática. Suas obras evocam sempre o feminino e o figurativo”, diz o artista e curador Carlos Wladimirsky.  As fotos da mostra são assinadas por Clovis Dariano e o texto pela historiadora, curadora e professora do Instituto de Artes, Paula Ramos. Confira o texto na íntegra.

SERVIÇO
O QUE: Exposição ROUPAS PARA NÃO VESTIR
ARTISTA: Cristina Rosa
CURADORIA: Carlos Wladimirsky
ONDE:  Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo – CCCEV (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico)
ABERTURA:  11 de junho (terça-feira), às 19h
VISITAÇÃO: 12 de junho a 12 de julho,  das 10 às 19h,  de terça a sexta feira. Sábados, das 11h às 18h
TEXTO: Paula Ramos
FOTOS: Clovis Dariano