ADIADA – Espetáculo Adolescer estreia nova temporada em Porto Alegre

143
COMPARTILHAR

Diante do avanço do Covid-19, a apresentação prevista para o dia 5 de abril, no Teatro AMRIGS, será transferida para uma nova data.

O espetáculo Adolescer estreia sua nova temporada no dia 5 de abril com uma apresentação especial no Teatro AMRIGS, em Porto Alegre. Em sua nova versão, a peça ganhou personagens inéditos para falar sobre estilos e tendências recentes e também para tratar de assuntos importantes, como a alienação parental.

Escrito e dirigido por Vanja Ca Michel, o espetáculo ainda conta com cenas que já são conhecidas pelos fãs e que falam de temas sempre presentes na adolescência, como a relação com pais e professores, a diferença entre ficar e namorar, além de mostrar diversos outros momentos de diversão e reflexão do universo jovem interpretados ao vivo por 14 atores. Também seguem na apresentação as coreografias de Thiago Fernandes, que animam a plateia enquanto o elenco dança as músicas mais escutadas pela garotada, como Pupila, de Anavitória e Vitor Kley; Bilhetes, de Tiago Iorc; e a clássica Tempo Perdido, da banda Legião Urbana.

Quem também ganhou espaço na trilha sonora do espetáculo neste ano foi Billie Eilish, cantora e compositora norte-americana que tem despontado como o novo sucesso do universo jovem e que fez história arrecadando cinco estatuetas no Grammy 2020. Com trechos dos hits Bad Guy e When the party’s over, o público vai poder conferir uma das novas cenas desta temporada de Adolescer, que questiona o consumo de bebidas alcóolicas.

Crédito: Evandro Leal

Desde que surgiu, em 2002, a peça já teve 46 atualizações em seu texto, mantendo um roteiro sempre atual e com o jeito dos novos adolescentes. A montagem é atualizada anualmente pela atriz, professora e pedagoga Vanja Ca Michel, que busca materiais e insights com seus alunos de teatro, em conteúdos dos youtubers mais assistidos pela galera e também em conversas com adolescentes, médicos, psicólogos, psicanalistas, docentes, pais, mães e avós.

A relação dos jovens com o excesso de informações e as novas tecnologias, as difíceis tomadas de decisões, os questionamentos sobre o sentido da vida, as mudanças corporais, a alta voltagem emocional, a busca da sexualidade e o suicídio também seguem sendo temas do espetáculo que apresenta diversas cenas do cotidiano de famílias e adolescentes, sem julgamentos ou sem dizer o que é certo ou errado, mas desafiando pais e filhos a olharem para essas situações e pensarem sobre elas.

“Uma das cenas importantes do espetáculo, que está no Adolescer desde a primeira versão do texto, é a que mostra a rejeição de um pai que não entende o estilo gótico do filho. É um dos momentos mais simbólicos da peça e que toca muito a plateia, porque o personagem representa todos os jovens incompreendidos pelas suas famílias. A figura do gótico pode ser a do filho gay, do que colocou piercing, fez tatuagem, pintou o cabelo de verde ou simplesmente a do adolescente que mudou e que tem dificuldades de se comunicar com a família”, explica Vanja.

Além da estreia no Teatro AMRIGS, a peça segue fazendo apresentações mensais para escolas e ONGs que trazem suas turmas para conhecer o espetáculo. A montagem também tem sessões previstas em Igrejinha, Rio Grande e diversas outras cidades do Estado até o fim deste ano.

Ficha técnica
Texto e direção: Vanja Ca Michel
No texto pequenos complementos de José Outeiral, Rubem Alves e Moacyr Scliar
Coreógrafo: Thiago Fernandes
Elenco: Arthur Seidel, Anderson Vieira, Débora Araujo, Francine Cercal, Guilherme Fraga, Gustavo Toledo, Luis Henrique Leite, Matheus Severo, Nathália Severo, Nicolle Jacques, Roberta Jorge, Santiago Vieira, Victória Souza e Vitória Bonatto.
Arranjo vocal e produção musical da música Como Nossos Pais: Ricardo Severo com vocal solo de Rubens Caribé
Desenho de luz: Moa Junior
Trilha sonora pesquisada: Vanja Ca Michel
Operação de som: Alexandre Ricardo
Fotos: Evandro Leal
Assessoria de imprensa: Jéssica Barcellos
Produção: Vanja Ca Michel e Moa Junior
Realização: Cia Déjà vu

SERVIÇO – TEATRO
Adolescer
Dia 5 de abril, domingo, às 18h
Teatro AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Partenon – Porto Alegre/RS)

Duração: 100 minutos
Classificação etária: 10 anos
Os ingressos para a primeira sessão do ano já estão à venda em www.tcheofertas.com.br, na loja Imaginarium do Shopping Iguatemi e na bilheteria do teatro, com preços de R$ 60 no valor inteiro e R$ 30 para quem tem direito à meia-entrada.