descARTE: Ohana e Smile Flame lançam ação para conscientizar sobre descarte de lixo

COMPARTILHAR

Com a ideia de conscientizar as pessoas sobre o problema do descarte correto através de uma ação que envolvesse arte, o restaurante Ohana Poke & Rolls e a Smile Flame lançam no dia 23 de novembro, o projeto descARTE. Além da exposição de tonéis/lixeira grafitados pelos artistas Paula Plim, Tiago Berao e Maick Sei Lá (live painting), o evento contará com gastronomia havaiana, cerveja, música e oficina com a Arco Reciclagem e Compostagem.

A ação se divide em duas frentes: chamar a atenção para a causa através das lixeiras personalizadas que serão espalhadas por pontos da capital gaúcha; e levar informação para o público através de dicas sobre como podemos melhorar nossa relação com os resíduos.

Segundo informações divulgadas pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), da Prefeitura de Porto Alegre, diariamente, mais de 1.700 toneladas de resíduos são geradas na cidade. De tudo isso, 96% acaba indo parar no aterro de Minas do Leão, e apenas 4% é reciclado. Preocupado com o problema do descarte de lixo, o Ohana decidiu há alguns meses assumir a sua responsabilidade diante do problema e pensar em atitudes simples que poderiam gerar impacto. O começo de tudo foi com a substituição dos potes plásticos pelos bowls de cerâmica e a busca por um destino melhor aos resíduos que produziam. Agora, o restaurante lança o projeto descARTE com a parceria da Smile Flame – empresa que realiza projetos de impacto social.

Paula Plim – Crédito Sofia Schuck

Para dar start na ação, três artistas foram convidados para personalizar 20 tonéis reaproveitados que servirão como depósito de resíduo reciclável. As obras serão apresentadas no dia 09, durante evento aberto ao público, na frente do restaurante Ohana, localizado na Av. Mariland, 965. E para contribuir para a coleta dos resíduos recicláveis e, ao mesmo tempo, espalhar arte por Porto Alegre, a exposição se fragmentará: na semana seguinte, as lixeiras serão espalhadas em lugares que também se preocupam com a gestão dos resíduos. Cada local vai receber um cartaz com dicas práticas sobre descarte.

descARTE – Crédito: Sofia Schuck

Entre os pontos em que você poderá encontrar uma das obras do descARTE estão: Ohana Poke & Rolls (Mariland e Carlos Gomes), Céu Bar e Arte, Massa Madre, Café do Mercado, Brizza Forneria, Agulha, Linha, Vasco 1020, Pizzeria Ciao (Anita), Mercado Brasco, Ecosys, Severo Burger, Casa Guandu, Quiero Café (moinhos) e Casa Amora. Após um mês, alguns locais permanecerão com a lixeira recebida, enquanto as outras serão encaminhadas como doação a duas instituições que acolhem crianças em vulnerabilidade na capital gaúcha.

SERVIÇO
Lançamento descARTE :: Ohanna + Smile Flame
Data: 23 de novembro (sábado), das 15h30 às 20h30
Local: Ohana Poke & Rolls (Av. Mariland, 965 – Auxiliadora)
Entrada franca

Programação
Durante todo o evento acontece a Exposição das 20 lixeiras personalizadas por Paula Plim, Tiago Berao e Maick Sei Lá.
15h30 – Oficina da Arco “Assuma o comando do seu lixo”
16h – 17h – Live Painting Maick Seilá
16h20 – DJ Lucas Pitta Klein
18h30 – Acústico com Ana Keniger
19h – DJ Carolina Cottens