CEIA inaugura para o público nesta sexta-feira, 27, em Porto Alegre

201
COMPARTILHAR

Na próxima sexta-feira (27), o Farol Santander Porto Alegre inaugura o CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo. Instalada no Átrio do Farol, o local reunirá, no período de nove meses, uma agenda de exposições de artes visuais, shows, palestras, debates e atividades de realidade virtual.

Contará, também, com outras iniciativas independentes como workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso para experiências que coloquem a arte e a cultura em contato direto com o empreendedorismo e a inovação. O projeto, criado e gerido pelo BS Project, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil.

Somos uma multiplataforma viva com o intuito de conectar o universo da arte e da nova economia através da inovação. Vamos instalar em Porto Alegre um ambiente de compartilhamento, de novos modelos e formatos, espaço para usar a criatividade e quebrar paradigmas. Abrimos as portas de um espaço restrito oportunizando acesso de todos, que serão impactados com temas necessários para o presente e futuro”, afirma João Ramos, sócio-fundador do BS Project.

De novembro a agosto de 2021, o CEIA realizará atividades ligadas à cultura, à arte e à inovação. Durante este período, terá três exposições de arte visuais. A primeira intervenção é do artista visual Vicente de Mello.

Obra Pliselon Pli de Vicente de Mello | Foto: Emmanuel Denaui | www.denaui.com – @emmadenaui |

Esse conjunto de atrações contará com a democratização de acesso, ou seja, acessibilidade a todos. Entre elas, por exemplo, rampas para deslocamento entre os ambientes e instrutores de libras durante os eventos, além da aplicação dos protocolos de segurança e saúde de acordo com as regras de flexibilização econômica da cidade.

“CEIA chega para completar os pilares que fazem parte do Farol Santander ser um polo de cultura, lazer, inovação e empreendedorismo. A plataforma vibrante CEIA traz ao que há de mais inovador no mundo, unindo entretenimento com estímulo aos novos negócios. Faz parte da nossa responsabilidade com a sociedade em seguir promovendo discussões e expressões contemporâneas e também a ajudar a dar ainda mais vida e a importância merecida ao centro da capital gaúcha”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente Executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

A exposição “Pli selon pli”, do artista paulista Vicente de Mello, abre oficialmente a temporada e terá entrada franca para os visitantes do CEIA. A instalação composta pelo registro de postes, em diversas posições, observados contra um céu neutro que os reduz a um simples traço-desenho. A tradução do título é dobra sobre dobra, e a obra evoca a peça homônima do compositor e maestro francês Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962 para soprano e orquestra.

Essa peça musical me fascinou por sua similaridade sonora com uma sequência fotográfica – lembra pequenos flashes de luz incidindo sobre filmes velados, que não imprime imagens, entretanto, continua recebendo a ação da luz”, observa Vicente de Mello.

Agenda de eventos
A partir de dezembro, a CEIA contará com dois eventos por mês, uma atração musical e um pensador convidado para debater o papel da inovação, tecnologia e arte na atualidade. As atrações musicais ocorrem sempre na primeira quinta-feira do mês, já os debates ocorrem sempre na segunda terça-feira do mês. Todas as ações, musicais e de debates, serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial no YouTube da CEIA (https://bit.ly/36S3Zax). Detalhes sobre a programação completa será relevada em breve pela organização no site oficial www.ceia.co

ARTE.LAB
Junto à plataforma CEIA, outras iniciativas independentes se conectarão, como um núcleo de compartilhamento sobre temas que envolvem empreendedorismo e inovação. Batizado de ARTE.LAB, o intuito, aqui, é criar um organismo físico e digital capaz de conectar e construir ideias inovadoras para fomentar o empreendedorismo criativo.

O espaço físico dessa iniciativa contará com coworking, ambiente multiuso para eventos, reuniões e ativações. Empreendedores e profissionais que se conectarem a esse ecossistema terão serviços e facilidades, como descontos especiais em restaurantes, sistema de gestão de espaços, acesso a uma comunidade vibrante de empreendedores e artistas, plano Pro do Zoom, credenciais para uma programação intensa de eventos, assim como a possibilidade de trabalhar literalmente dentro de um ambiente inspirador cercado por importantes obras de arte.

Transporte oficial – Reforçando o apoio à inovação e ao empreendedorismo local, o projeto conta também com o serviço da Grilo Mobilidade e Tecnologia. A partir de uma parceria entre as duas iniciativas e o Farol Santander Porto Alegre, a plataforma de mobilidade urbana será o transporte oficial do CEIA, oferecendo 10% de desconto para viagens com origem ou destino no local, solicitadas pelo aplicativo grilomobilidade (disponível para Android e iOS) e realizadas com sua frota de veículos 100% elétricos. O desconto é dado através do cupom CEIAFAROLPOA, aplicado na hora de solicitar uma viagem.

Patrocínio – Banco Santander Brasil
Realização – BS Project e Farol Santander Porto Alegre

SERVIÇO
“Inauguração CEIA – Exposição Pli selon pli”
27 de novembro de 2020
Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 09h às 19h
Local: Farol Santander Porto Alegre
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Site CEIA: www.ceia.co
Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co