Casa Barroso é a exposição da Quarta Cultural em fotos de Eduardo Cabeda

COMPARTILHAR

Quixadá, ou “curral de pedras”, é um paraíso brasileiro no sertão central. A terra dos monólitos que se estendem como icebergs rochosos e escaldantes até o costado das nuvens.Berço de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, embora nascida em Fortaleza, adorava visitar a cidade e repousar as mãos em livros à sombra do arvoredo ou do alpendre da fazenda “Não Me Deixes”, herdada do pai. Hoje Rachel tem sua própria Casa em Quixadá, para preservar seus originais e suas memórias, erguida sobre um monólito e aberta para visitação pública no centro da cidade. E foi esta terra que Eduardo Cabeda escolheu para fotografar.

Ao visitar Quixadá durante as gravações para uma série de tevê,  Eduardo foi chacoalhado pelo sossego das coisas profundas, maquinadas nos movimentos intermináveis duma vida confundida com silêncio. “Entre uma cena e outra, um plano e outro, ao se construir ‘a luz da luz’, é que me escapei, peguei o celular e cliquei esse ensaio ao acaso”, afirma. E assim se descobriu capaz de angular instantes a um público. Com o incentivo dos amigos e a possibilidade de participar do projeto Quarta Cultural, Eduardo, enfim, resolveu expor “A Casa Barroso’, uma homenagem ao personagem real, Francisco Leonardo Barroso.

“Quixadá é dona duma luz esmaltada, dourada e única na Terra. Uma beleza que apenas se agiganta no passar das horas feito um casamento emblemático com suas texturas naturais. Tudo então é lindo e triste ao mesmo tempo. Salgado e doce, como rir e chorar na mesma volta do ponteiro. A seca, por sinal, é um tipo de beleza doída, retumba: o tempo parado a espera da chuva.

Eduardo Cabeda é diretor e roteirista, formado em Letras/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa e foi professor de Narrativas Audiovisuais no programa de pós-graduação da ESPM-Sul. Também trabalhou para várias produtoras de Porto Alegre e já roteirizou e/ou dirigiu peças de teatro, curtas e longas-metragens, storytelling, filmes publicitários, documentários e séries de televisão para Grupos Exibidores de médio e grande porte, nacionais e internacionais, entre eles, TVE, TV Brasil, A&E Ole Networks, RBS TV e TV Unisinos.

Casa Barroso – exposição de fotos de Eduardo Cabeda
Abertura dia 02 de maio, às 13h
Visitação de 02 de maio a 05 de junho
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Biblioteca do Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo
Porto Alegre
Entrada franca
Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

Pintalgo