Antologia Digital da Poesia Gaúcha destaca versos de Dilan Camargo

COMPARTILHAR

A Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha. Eles trazem três poemas de Dilan Camargo, declamados pelo próprio autor. São eles: Temporalidade, A Arte do Medoe Sabedoria. Escritor e poeta, Camargo nasceu em Itaqui, em 1948, e passou infância e juventude em Uruguaiana. Formou-se em Direito pela UFSM e é mestre em Ciência Política pela UFRGS. Desde pequeno, sua mãe lhe ensinou a decorar quadrinhas de poesia, que começaram a inspirá-lo a gostar de ler e escrever. Publicou diversos livros para crianças, jovens e adultos. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o Açorianos de melhor livro infantil, tendo sido também finalista do Prêmio Jabuti por dois anos consecutivos, na categoria livro infantil. Já foi patrono de feiras de livro em várias escolas e municípios, inclusive da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.

“Recebo o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha como uma grande iniciativa, pioneira e inovadora no âmbito da literatura do Rio Grande do Sul”, afirma o autor. Para ele, trata-se de “uma maneira inteligente e criativa de colocar a poesia nas redes sociais. Nós vivemos na época das redes sociais então a poesia não pode ficar guardada dentro das páginas dos livros. Os poetas precisam conviver com a nova realidade das comunicações contemporâneas e este projeto oportuniza isso”. Camargo diz ter ficado muito feliz de participar da Antologia. “Eu me senti muito à vontade, muito gratificado e agradecido em fazer parte deste projeto. Para mim, é uma experiência muito interessante, nova e estimulante”, declara.

Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação – nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) – de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira, na página da Antologia no site da Trensurb, os vídeos anteriores, de Élvio Vargas, Cristina Macedo, Liana Timm e Luiz Coronel. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.

Uma biblioteca no metrô – O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo da Trensurb. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.