Aliança Francesa promove 3ª edição da Fête de la Musique em Porto Alegre

COMPARTILHAR

A Aliança Francesa lança a 3ª Fête de la Musique à Porto Alegre: c’est parti ! O evento, que começou na França nos anos 1980, acontece hoje no mundo todo: cerca de 350 cidades em mais de 120 países. Em 2018, a programação que a Aliança Francesa preparou para a quinta-feira, 21 de junho, promete movimentar a cidade em diversos pontos culturais e, o mais importante, de forma completamente gratuita.

As vozes femininas são destaque nessa edição. A cantora Kézia Borges – vencedora da Final Nacional do Festival da Canção Francesa 2017 – se apresenta com a Petit Poá, que forma com o pianista Jackson Spindler, no Suzanne Marie Restaurant. No Espaço Cultural 512, a cantora Izmália vai apresentar um show em formato acústico, mas preservando toda sua energia e vibração roqueira. O 50 Tons de Pretas, trio de mulheres negras, apaixonadas pela música e pela cultura afro-brasileira, promete um show em que é impossível ficar parado, com sambas e clássicos da MPB, também no 512. Já o Barco Cisne Branco vai navegar pelo Guaíba enquanto a cantora Luana Pacheco solta a voz ao lado de um dos principais pianistas do país, Luciano Leães, com um repertório que conta com muito jazz, chanson e blues. Na Aliança Francesa do Moinhos de Vento, quem faz o show é Valéria, que mescla irreverência e bom humor com um repertório diversificado e cheio de surpresas.

O público poderá conferir também o surf rock instrumental do Reverba Trio, composto pelos músicos Julio Cascaes (Júpter Maçã, Hipnóticos), Régis Sam (Lovecraft, Cowboys Espirituais) e Gustavo Telles (Pata de Elefante, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Muralha Trio), no 512. Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde, Império da Lã) também estará por lá, mostrando sua composição autoral baseada no improviso no projeto Bife Simples e A Gangue da Bozano. Para quem quer versatilidade, o DJ francês Clément Desnoux estará no Kamão com seus sets que transitam entre o hip hop clássico, com toques de scratch e electro. Já o cantor e compositor Madblush vai mostrar no Aldeia o porquê é considerado destaque da nova música pop no Brasil, com sua mistura sonora e originalidade. E para quem estiver buscando um espetáculo cênico-musical, Ay Mi Amor, com Daniel Debiagi e Ana Medeiros, é a pedida certa para curtir versões inusitadas de canções latinas.

O cardápio musical do dia 21 de junho conta ainda com bandas e artistas como Léo Monassa, Bruna Paulin e Os Esotéricos, Leandro Oliveira, Trio/4, Eletro 80 Vampire Songs, Fernanda Haartmann e Eduardo Riter. “A Fête de la Musique promove ecletismo musical, não faz distinção de camadas socioeconômicas e reúne identidades culturais distintas e plurais para festejar a cultura”, destaca o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc.

Os pontos culturais que fazem parte do Mapa da Música são Aliança Francesa Moinhos e Zona Sul, Espaço Cultural 512, Aldeia, Quintal Bar e Cultura, Kamão, Von Teese – High Tea & Cocktail Bar, Barco Cisne Branco e Suzanne Marie Restaurant. “Estamos inserindo Porto Alegre no cenário mundial da FDLM com o intuito de criar um diálogo entre a cultura local e outras culturas, utilizando o evento como meio de ultrapassar fronteiras físicas e culturais”, afirma Pauc.

A programação completa pode ser conferida no site da Aliança Francesa de Porto Alegre, www.afpoa.com.br.

Ay Mi Amor – Crédito: Fábio Zambom

Bruna Paulin e Os Esotéricos – Credito Adriana Marchiori