Aliança Francesa Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias no dia 28 de janeiro com grandes atrações

COMPARTILHAR
Lorena Maia Rezende, Mara Gomes e Leandro Folgar

A Noite das Ideias se realizará pelo segundo ano consecutivo no Brasil, no próximo dia 28 de janeiro. É organizado pela Embaixada da França, em parceria com o Institut Français de Paris, a rede brasileira de Alliances Françaises e parceiros locais. Esta noite de reflexões e debates criativos será realizada em quatro cidades: Brasília, que já havia sediado a primeira edição, além de Porto Alegre e Belém.

Noite das Ideias é um encontro a fim de refletir sobre o quê nos aproxima durante a pandemia do Covid-19. Reunirá pensadores, artistas e pesquisadores em torno de experiências e reflexões para criar alternativas de nos tornar “Próximos”. Os convidados debaterão sobre três eixos temáticos: “Identidades culturais transfronteiriças”, “Os desafios do mundo digital” e “Saúde e proximidades”. A transmissão ocorrerá no dia 28 de janeiro próximo, das 20h às 23h, pela TVE RS e nos canais da Aliança Francesa.

O programa será conduzido como uma conversa, apresentado pela radialista Kátia Suman, intercalando-se as participações dos convidados com depoimentos em vídeo e shows de Adriana Deffenti, Valeria Barcellos, Ângelo Primon, Diego Lopes Barcelos e a participação especial de Carlito Magallanes.

Noite das Ideias – A primeira edição do evento proporcionou, no ano passado, um momento de reflexão memorável sobre “a floresta, estar vivo, hoje”. Este ano, é à luz das consequências sociais, em particular, implicadas pela pandemia Covid-19 que a Noite das Ideias optou por centrar-se no tema “Próximos!”, Na ocasião, uma noite de trocas, debates, shows e outras surpresas. Será uma questão de pensar coletivamente como podemos nos aproximar de cada um de nós, bem como imaginar um futuro melhor, onde nossos espaços públicos e nossas sociedades sejam mais inclusivos, mais hospitaleiros e mais preocupados com os outros.

No Brasil, a Noite das Ideias buscará reunir personalidades de destaque de diferentes áreas do conhecimento: intelectuais, escritores, cidadãos, pesquisadores, cozinheiros, profissionais da saúde, fotógrafos, etc. Identidades pan-amazônicas em Belém (em duplex com a Guiana Francesa), culturas transfronteiriças e digitais em Porto-Alegre (em duplex com Uruguai), ou questões arquitetônicas, urbanas e migratórias em Brasília (em duplex com a França metropolitana) estará no centro desta Noite de Ideias, que buscará aproximar territórios, culturas e povos.

PROGRAMAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Apresentadora Kátia Suman
Katia Suman é comunicadora, radialista, escritora e produtora cultural. Formada em Ciências Sociais pela PUCRS, Mestre em Comunicação Social pela Unisinos e Doutora em Letras pela Ufrgs. Trabalhou durante quase 20 anos na Ipanema FM, tendo passagens também pela FM Cultura e Unisinos FM. Criou, em 1999, o Sarau Elétrico, que, desde então, faz parte do calendário cultural da cidade de Porto Alegre. Desde 2010, mantém a rádio web radioelétrica.com, emissora independente voltada à literatura e à boa música.

CONVIDADOS

BLOCO 2 – TEMA  “Identidades culturais transfronteiriças”
Xadalu – artista visual urbano com uma obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. Sua produção diversificada mescla as colagens da sticker art a técnicas e linguagens como a serigrafia, a pintura, a fotografia e o objeto. Seu trabalho em street art já foi exibido em mostras coletivas e individuais em instituições de Porto Alegre nos principais centros culturais da cidade e na Europa, apresentou obras em galerias de Berlim e Florença.

Lorena Maia Resende – Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa do Urbanismo Contemporâneo (2019). Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nas Cidades de Fronteira; Planejamento Urbano e Projeto. Atualmente, é colaboradora no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão junto ao Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da UFPel junto ao grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade e exerce o cargo de Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) na área de Expressão Gráfica.

Fabián Severo (URU) é escritor e professor de Literatura. Atualmente, coordena oficinas de redação e é assistente acadêmico de Letras do Projeto ProArte da ANEP CoDiCen. É autor dos livros “Noite nu Norte. Poemas en Portuñol” (2010), “Viento de nadie” (2012), “NósOtros” (2013), “Viralata” (2015) e “Sepultura” (2020). Com “Viralata”, recebeu, em 2017, o prêmio nacional de literatura do Uruguai. Parte de sua obra já foi publicada no Brasil, Argentina, Cuba, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Atração musical: Adriana Deffenti, Angelo Primon e Diogo Barcelo – músicas: 12 Segundos de Oscuridad – Jorge Drexler/Vitor Ramil (Adriana Deffenti) e Boca – Bianca Obino (Adriana Deffenti)

BLOCO 2 – TEMA  “Os desafios do mundo digital”

Leonel Furtado Paes – Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000). Pós-Graduação em e-business na Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado na Universidade Federal de Sana Catarina. Atualmente, é docente de Empreendedorismo e Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTEC Universidade Tecnológica do Uruguai.

Rafael Prikladnicki – Prikladnicki ocupa a 17ª posição na categoria “Consolidated Researchers” e a 2ª posição como pesquisador mais ativo em “Top-quality Journals”, dentro da mesma categoria. Além de dirigir o Tecnopuc, Prikladnicki é professor da Escola Politécnica da PUCRS, atuando desde 2010 como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e foi egresso da primeira turma de Doutorado do PPGCC da PUCRS.

Leandro Folgar (URU) – Leandro Folgar, presidente do Plano Ceibal, é mestre em Tecnologia, Inovação e Educação pela Harvard University, nos Estados Unidos. Ele também obteve suas credenciais de certificação de negócios por meio da Harvard Business School com a certificação CORe. Formado em Educação pela Universidade Católica do Uruguai. Foi Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Católica do Uruguai. Além disso, apresenta 13 anos de experiência em diferentes funções em várias organizações educacionais no Uruguai.

Atração musical: Valéria Barcellos, músicas Controversa / Controversia – Adriana Deffenti – versão em espanhol: Gustavo Claverria (Adriana Deffenti e Valéria Barcellos) e a música Tango Putx, de Suzy Shock1 (Valéria Barcellos).

BLOCO 3 – TEMA “Saúde e proximidades”

Mara Gomes – psicóloga formada pela Ufrgs com orientação psicanalítica e atua na área clínica há três anos. É, também, feminista interseccional, ilustradora e escritora e defende como proposta de vida colocar sempre no seu trabalho e na sua arte a extensão do que é ser um corpo negro no mundo. Acredita que mulheres negras vivem uma realidade social diferente, mas isso não significa sempre algo negativo, significa que elas têm um olhar único sobre a vida. Gosta muito de estudar sobre existencialismo e fortalecer a ideia de pensar a vida negra para além de suas dores e no sujeito negro como um ser complexo e profundo. 

Mauricio Bagarollo – empreendedor social, fundador e coordenador da ONG Doutorzinhos. Pioneiro em levar a arte do palhaço para hospitais em Porto Alegre; trabalha e atua como palhaço há 14 anos. É formador e coordenador artístico dos projetos da ONG inscritos no Ministério do Turismo.

Virginia Rial Ferreira (URU) – graduada, mestre e doutoranda em Antropologia do  Departamento de Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação (UDELAR)

Atração musical – Carlitos Magallanes na canção Volver – Carlos Gardel/Alfredo Le Pera (Adriana Deffenti e Carlitos Magallanes) e Libertango (Astor Piazzolla)