A paixão pelos carros antigos estaciona na Feira do Livro

224
COMPARTILHAR

No próximo sábado, às 18h30, o jornalista e escritor Irineu Guarnier Filho e o advogado e fotógrafo Eduardo Scaravaglione autografam, na Feira do Livro, em Porto Alegre, a obra “Ferrugem no Sangue – Histórias de Carros Inesquecíveis”, em pré-lançamento.

O livro, segunda incursão da dupla de aficionados pelo antigomobilismo (eles também são autores de “Paixão Sobre Rodas – 40 Anos do Veteran Car Club do Brasil/RS“) é uma descontraída coletânea de artigos, crônicas e reminiscências sobre o fascinante mundo do automóvel publicadas por Guarnier Filho em jornais, revistas, blogs e até em site da Europa (Jornal dos Clássicos, de Portugal), além de material inédito, ilustrada pelas belíssimas fotos em preto e branco de Scaravaglione, um dos melhores fotógrafos de carros clássicos do país.

Embora a expressão “ferrugem no sangue” seja mais conhecida por colecionadores e aficionados para definir sua paixão por veículos antigos, o livro destina-se a um amplo público, desde o colecionador tradicional até aqueles que apenas torcem o pescoço na rua quando veem um carro vintage passar.

“Ferrugem no Sangue…” fala sobre automóveis que marcaram época, design e designers, sucessos e fracassos da indústria automobilística mundial, experiências pessoais do autor – que já restaurou carros antigos – e curiosidades ligadas ao automobilismo, e especula sobre o futuro da mobilidade em um mundo cada dia mais preocupado com a sustentabilidade. A obra tem prefácio do fotojornalista Ricardo Kadão Chaves.

“O livro reúne dez anos de muita reflexão sobre essa incrível máquina que mudou completamente o mundo contemporâneo, mas tudo narrado em linguagem descomplicada e bem-humorada. E as imagens do magnífico acervo de mais de 5 mil fotografias do Eduardo falam por si mesmas”, conclui Guarnier Filho.

SERVIÇO
Obra: Ferrugem no Sangue – Histórias de Carros Inesquecíveis –  144 páginas
Editora: Farol 3 Editores
Autores: Irineu Guarnier Filho e Eduardo Scaravaglione
Preço na Feira: R$ 39,90
Lançamento e Sessão de autógrafos: sábado, 09/11, às 18h30 na Feira do Livro, na Praça da Alfândega