24h pelo Glaucoma: Evento gratuito e online alerta para os perigos do glaucoma

447
COMPARTILHAR

Principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo, o glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga, com o cérebro, para formar a visão. Estima-se que, até 2040, 111,8 milhões de pessoas podem ser acometidas pela doença.

Diante deste cenário, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estão promovendo uma grande mobilização nacional no próximo sábado, 22 de maio, a partir das 9h.  De acordo com o professor da Ulbra, oftalmologista Cesar Silveira, o evento “24h pelo Glaucoma” tem como finalidade alertar a população para a importância do diagnóstico precoce, a fim de evitar complicações e suas graves consequências.

Trata-se de um evento online, com especialistas à disposição da sociedade para prestar orientações e esclarecer dúvidas, sem qualquer custo. Além disso, estão previstas palestras e debates ao longo de todo sábado. Para participar, basta acessar o portal https://www.24hpeloglaucoma.com.br/

De acordo com Dr. Silveira, o glaucoma vem acompanhado de pressão intraocular elevada que machuca o nervo óptico progressivamente, o que não é passível de recuperação.  “Por isso, quando não tratado, pode levar à perda da visão permanente”, alerta o médico.  Ele esclarece, ainda, que entre os  fatores  de risco estão o histórico familiar, etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (glaucoma de ângulo fechado), idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos. “O grande problema é que, na maior parte dos casos, o glaucoma é assintomático, ou seja, não dói, não coça, não arde, não causa qualquer incômodo. Somente quando a doença está avançada o paciente começa a perceber dificuldade de enxergar. Por isso, identificar a doença ainda nos estágios iniciais, através da consulta de rotina com seu oftalmologista, é muito importante.”

A mobilização marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio.