12º Festival da Canção Aliança Francesa acontece em 18 de outubro em Porto Alegre

COMPARTILHAR
Crédito: Fábio Alt Cenário: Estômago Café Vegano

Na sexta, 18 de outubro, às 20h, a Aliança Francesa Porto Alegre realiza a 12ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa. O evento acontecerá no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. A entrada é franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível. As portas serão abertas às 19h.

Uma das novidades dessa 12ª edição é a adoção de um novo nome para o Festival, que passa a se chamar Festival da Canção Aliança Francesa. A ideia por trás dessa mudança é valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

O espetáculo é composto pela apresentação de dez candidatos que interpretarão sucessos da canção francesa e francófona. A premiação para o primeiro lugar é uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa Porto Alegre e quatro horas de gravação da canção vencedora no Estúdio Audio Porto. O primeiro e o segundo colocados da etapa de Porto Alegre participam ainda da Final Nacional, onde concorrem com os vencedores de outras seis capitais. Nesse ano, essa etapa também será realizada na capital gaúcha, no dia 30 de novembro de 2019.

Os selecionados para e edição 2019 são Bruna Caselani, Cristina Fernández, Eduardo Fronckowiak, Elisa Freese, Fernanda Abbott, Fernanda Copatti, Gabriel Mazzini, João Arthur Moschen, Juliano Barreto e Maria Cláudia Sanchotene.

 O Festiva- O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, as etapas regionais ocorrem em sete cidades do Brasil: Aracaju, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017) e Nina Rouge (2018). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nesses anos. Nina Rouge também venceu a Final Nacional em 2018.

A banda que vai preparar os candidatos nos ensaios e acompanhá-los no dia da final é composta pelo diretor artístico do Festival Otávio Moura (bateria), Bruno Vargas (baixo), Jackson Spindler (piano) e Angelo Primon (violão).

12º FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA
Sexta, 18 de outubro de 2019, às 20h
Salão de Atos da UFRGS: Av. Paulo Gama, 110 – Bom Fim, Porto Alegre
Entrada franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível.