COMPARTILHAR

O Itaú Unibanco e o Itaú Social lançam a oitava edição do programa “Leia para uma Criança”, que incentiva a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. O programa seleciona livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente. 

Neste ano, a coleção tem edições exclusivas de “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro Vira Porco-Espinho”, de Janaína Tokitaka. Serão 1,8 milhão de kits, entregues para quem fizer o pedido por meio do  site itau.com.br/leiaparaumacriancaOs pedidos podem ser feitos por quem é cliente e também por quem não é cliente do Itaú.  Também serão distribuídos 2 mil exemplares em braile e letra expandida, e outros 2 mil acessíveis para leitores com outras deficiências.

“Desde a gestação, a leitura é um dos principais estímulos que se pode oferecer às crianças. A narrativa literária contribui para o desenvolvimento integral da criança, ajudando-a a lidar com sentimentos, emoções e a compreender o mundo que as rodeia. Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, e aumenta a habilidade de se comunicar. O Programa Leia para Uma Criança incentiva a leitura do adulto para a criança como forma de fortalecer esse hábito na família, ampliando o vínculo e a participação ativa na educação das novas gerações”, afirma Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

De forma inspiradora, a campanha apresenta uma narrativa que reforça pelo segundo ano consecutivo que meninas e meninos podem inventar um futuro que ninguém imagina. O filme “Robô” ainda conta com uma trilha sonora composta por uma versão exclusiva de “Dream On”, um clássico da banda Aerosmith. A estreia acontece durante o Jornal Nacional na Rede Globo, no dia 9 de outubro.

“Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. Este ano, mais uma vez, trazemos uma segunda camada narrativa, que retrata uma menina que foi empoderada a partir da leitura, rompendo barreiras e obstáculos para conquistar seu sonho de trabalhar em um universo de tecnologia e ciências”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.

O novo filme conta a trajetória de uma menina que, a partir do momento em que é incentivada pelo pai a ler um livro com tema de robô, se encanta com a história e desenvolve diversos projetos sobre o tema, em várias fases de sua vida. De forma épica, isso se traduz em um momento importante de realização pessoal e profissional. Filmada em São Paulo, a peça tem produção da Saigon e direção de Vellas. 

Este ano a estratégia da campanha foi definida com base em três objetivos principais: incentivo à leitura, ações de compartilhamento de livros e a divulgação dos livros digitais, como opção para quem não conseguir pedir os livros físicos.


Ficha Técnica

Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Itaú Criança 2018
Data da Produção: setembro/2018
Título: Robô
Secundagem: 120, 60, 30” e 5”
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi, Giampietro Zanon, Raphael Lucone, Thomaz Dantas, Vinicius Curi, Yuri Goo, Kiko Ferreira
Atendimento: Daniel Jotta, Guilherme Bernardes, Danielle Bacha, Carolina Povala, Laine Santos, Bruna Lelis
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Monique Araujo
Planejamento: Fernando Diniz, Camilla Facin, Fernanda Felício, Renata Cardetas
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Vivian Simões, Cibele Perandin, Yasmin Gonçalves, Gabriela Pereira, Vitor Maia, Vanessa Oliveira
RTV-C: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Adriana Marino, Guilherme Silva e Ana Ananias
Produtora de Som: Satélite Áudio
Produção e Finalização: Equipe Satélite Áudio
Atendimento Produtora de Som: 
Fernanda Costa e Juliana Costa
Produtora de Imagem: 
Saigon
Direção de Cena: 
Vellas
Produção Executiva: 
Marcelo Altschuler
Coordenação de Produção: 
Carol Pessini
Atendimento: 
Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Coordenação de Finalização: 
Virgini Fares
Finalizador: Fábio Abreu
Direção de Fotografia: 
Juliano Lopes
Direção de Arte: 
Marcelo Reginato
Montagem: 
Rami D’aguiar
Pós-Produção: 
Nash
Cor: 
Bleach
Produção Gráfica: 
Marcos Moura e Durval Brum
ArtBuyer: 
Marcos Moura e Andrea Soeiro
Ilustração: 
PlatinumFMD
Tratamento de Imagem: 
PlatinumFMD
Produção Digital: Marcos Moura e Leonardo Grana
Projetos: 
Marcos Yamamura e Michele Almeida