Invernada Farroupilha reúne grupos de dança no Araújo Vianna

COMPARTILHAR

No dia 23 de setembro, domingo, às 17h, será realizada a 1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança, reunindo grupos de danças  tradicionais para comemorar o mês dedicado à tradição da cultura Rio-grandense.

A programação reúne dez grupos de Centro de Tradições Gaúchas – CTGs que vêm se destacando pela pesquisa e produção de dança em eventos de arte e tradição gaúcha nos palcos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Nesta primeira edição será realizado um tributo e homenagem ao folclorista Paixão Cortes, que faleceu recentemente e é responsável pela pesquisa das danças tradicionais gaúchas tendo público obras como Manual de Danças Gaúchas (em parceria com Barbosa Lessa).

Já estão confirmadas as presenças dos grupos mirins CTG M’Bororé (Campo Bom), CTG Rancho de Gaudérios (Farroupilha), CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); dos grupos juvenis CTG Gildo de Freitas (Porto Alegre); dos grupos adultos CTG Mata Nativa (Canoas), CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre), CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí) e dos grupos veteranos GAN Ivi Maraé (São Leopoldo), CTG Estância da Serra (Osório). Ao longo da Semana Farroupilha haverá intervenções artísticas de dança (flash mobs) com o CTG Vaqueanos da Tradição nos espaços públicos e shoppings da cidade: Parque Farroupilha, Centro Histórico, Shopping Total e Barra Shopping Sul.

Em cena a qualidade técnica de alguns dos melhores intérpretes, a diversidade de estilos contanto com danças como a chimarrita, pezinho, cana-verde, xote, rancheira, balaio e chula, além de composições sobre temas da cultura gaúcha.

A curadoria de Lúcia Brunelli buscou integrar grupos mirins, juvenis, adultos e veteranos de Porto Alegre e de outras regiões do estado. “Buscamos com esse evento ampliar a difusão dos trabalhos artísticos realizados no âmbito tradicionalista alargando suas fronteiras para o grande público Porto-alegrense”, afirma Lúcia. “Teremos um show fascinante que promete encantar e emocionar a plateia e celebrar com muita dança esse tributo ao grande Paixão Cortes”, ressalta Airton Tomazzoni, Coordenador do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.

99 Apresenta
1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança
Dia 23 de setembro, às 17h
Auditório Araújo Vianna – Av. Osvaldo Aranha, 685 / Parque da Redenção
Entrada Franca

Intervenções Artísticas na Semana Farroupilha
21 de setembro – 18h – Largo Glênio Peres próximo ao Chalé da Praça XV
22 de setembro – 14h – Shopping Total
22 de setembro – 16h Barra Shopping Sul
23 de setembro – 13h30 – Parque Farroupilha
Os ingressos para a apresentação do dia 23 poderão ser retirados antecipadamente nos seguintes pontos:

A partir do dia 18: No Centro Municipal de Dança / Av. Erico Verissimo, 307 – das 09h às 12h e das 14h às 18h
Dias 20 e 22 de setembro: Na recepção do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307), das 14h às 18h
Dia 23: Nas bilheterias do Auditório Araújo Vianna a partir das 15h
Foto/Crédito:Matheus Aguilar