Inscrições abertas para o 2º Congresso dos jornalistas de educação

COMPARTILHAR

Fake news, big data, políticas públicas e produção de grandes reportagens são alguns dos temas que estarão em debate durante dois dias. O evento terá a presença de autoridades e especialistas em educação, além de jornalistas brasileiros e estrangeiros. A cobertura das eleições do ponto de vista da educação será o tema em destaque no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, São Paulo. As inscrições, que podem ser feitas pelo site, tiveram início em 04 de julho e estarão abertas até o dia 27 de julho.

Realizado pela Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, entidade criada em junho de 2016, o evento terá 28 atividades, incluindo mesas e oficinas, e vai dar ênfase ao debate sobre políticas públicas e às questões ligadas ao dia a dia do profissional que exerce o jornalismo. O atual editor da sucursal de Brasília do Estadão, Marcelo Beraba, vai abrir o evento. O jornalista, que foi ombudsman da Folha de S. Paulo, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji. “Optamos por alguém como o Beraba, altamente qualificado, mas não especializado em educação, porque achamos que quem cobre a área precisa ter uma visão do que será prioritário na cobertura das eleições, de maneira geral”, diz o presidente da Jeduca, Antônio Gois.

Durante o congresso, os participantes vão construir coletivamente uma pauta jornalística para abordar um contexto marcado por polêmicas, como a retirada das menções a gênero e sexualidade da Base Nacional Comum Curricular e a agenda do movimento Escola Sem Partido. “Com essa diversidade de temas e de formatos, esperamos que os jornalistas presentes se gabaritem ainda mais para assuntos que já conhecem, tenham ideias de novas pautas e, sobretudo, estejam preparados para encarar essa dura cobertura de eleições que se aproxima”, avalia o vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi.

Serviço
Evento: 2o. Congresso Internacional de Jornalismo de Educação
Dias: 6 e 7 de agosto
Inscrições: congresso.jeduca.org.br