Innovation Week: Resiliência e adaptação são as melhores estratégias

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Arthur Silveira, CEO da Bela
Arthur Silveira, CEO da Bela

Para dar dicas de como construir uma empresa do zero a 100 milhões, o empresário Arthur Silveira, CEO da Bela, disse durante sua palestra na Innovation Week, em Porto Alegre, que o primeiro ponto é ser flexível e mudar a estratégia da empresa tantas vezes quanto for preciso.

Arthur citou como exemplo Netflix e Uber que começaram com propostas bem diferentes dos serviços prestados hoje. As duas empresas conseguiram perceber quais as demandas do mercado, mudaram a estratégia e adaptaram-se a demanda do mercado.

Netflix, por exemplo, quando foi fundada em 1997 nos Estados Unidos, surgiu como um serviço de entrega de DVD pelo Correio. Quando lançou sua primeira websérie original House of Cards, em 2013, percebeu o sucesso do streaming. Atualmente é uma grande provedora global de filmes e séries de televisão via streaming com mais de 100 milhões de assinantes.

A proposta inicial do Uber, quando foi fundado em 2009, era ser um serviço semelhante a um táxi de luxo, com o aluguel por dia de carros particulares como Mercedes S550 com motorista. Olhando para o que a Lyft, empresa de transportes, fazia,  a Uber começou a oferecer o serviço semelhante ao do táxi, conhecido popularmente como carona remunerada e obteve o sucesso que tem hoje.

A start-up Bela, fundada por Arthur e sua família, começou como um serviço de reserva de hotéis. À medida que operavam, as demandas aumentavam e eles iam atendendo ao que os clientes pediam. Hoje, a Bela atua com sistema de gestão, venda de ingressos, máquina de cartão, e-commerce, reserva de hotel, pulseira de pagamento, conta digital etc. “Começamos no turismo de entretenimento e hoje olhamos para o pequeno negócio. Nosso objetivo é deixar as empresas o mais enxutas possível. Sendo assim, automatizamos a maioria dos processos dos clientes para que eles possam dar foco total ao seu negócio”, explica. “Para que nosso cliente possa focar no serviço dele, nós procuramos resolver todas as outras questões que eles precisam para existir”, comenta.

Hoje, a Bela tem 1400 estabelecimentos clientes e mais de 1 milhão de pessoas que compram na Bela por ano. A empresa começou a operação em Gramado. Depois de amadurecer os processos e receber investimentos, começa a expansão em Camboriu. O próximo passo será a chegada às regiões metropolitanas.

A Innovation Week 2019 é um evento com uma série de palestras e workshops, realizada pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e pelo Grupo de Marketing do RS, em Porto Alegre.