Influências da Arte Pop em acervos de Porto Alegre

COMPARTILHAR

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a exposição “Influências da Arte Pop em acervos de Porto Alegre”. A mostra, com curadoria de Carolina Grippa e Caroline Hädrich, pode ser visitada de 6 de julho a de 26 de agosto de 2018, nas galerias João Fahrion, Pedro Weingärtner e Angelo Guido.do MARGS.

“Influências da arte Pop em acervos de Porto Alegre” surge como uma indagação sobre o impacto da Pop no Brasil, movimento conhecido, cujo destaque sempre é dado à artistas americanos e ingleses. Em 2015, a Tate Modern de Londres realizou uma grande exposição intitulada THE EY: The World goes Pop, na qual a curadoria selecionou obras do mundo todo, demonstrando o quanto o espírito Pop se espalhou influenciando uma diversidade de artistas. Seguindo essa ideia, a exposição montada no MARGS traz exemplos de artistas brasileiros e estrangeiros que possuem obras influenciadas pela arte Pop, no que diz respeito aos temas, suportes, cores e planaridade em sua construção, e que fazem parte das coleções de três acervos públicos de Porto Alegre: MARGS, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS e Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura Municipal.

Com a exposição, a curadoria demonstra a propagação do movimento Pop e de como ele foi absorvido e desenvolvido por alguns artistas locais. Conseguimos perceber como eles trazem para as obras aspectos tanto pessoais, como a influência de ícones de mídia mundiais, quanto sociais e políticos especificamente agitados da América Latina na época. A questão do suporte e técnicas são também de grande importância para a temática da exposição; construída principalmente com gravuras e serigrafias, métodos que permitem a reprodução das obras com facilidade, o que representa também uma das mais marcantes características da arte Pop, que é justamente a repetição e a reflexão sobre a exclusividade das obras de arte em uma época de expansão da chamada mass media.

Lista de artistas
Alfredo Nicolaiewsky (Porto Alegre/RS, 1952)
Glauco Rodrigues (Bagé/RS, 1929 – Rio de Janeiro/RJ, 2004)
Henrique Leo Fuhro (Rio Grande/RS, 1938 – Porto Alegre/RS, 2006)
Jesus Escobar (El Salvador, 1956 )
Liana Timm (Serafina Corrêa/RS, 1947)
Luiz Barth (Taquara/RS, 1941)
Mário Röhnelt (Pelotas/RS, 1950)
Milton Kurtz (Santa Maria/RS, 1951 – Porto Alegre/RS, 1996)
Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940)
Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938)

SERVIÇO
Influências da Arte Pop em acervos de Porto Alegre
Curadoras: Carolina Grippa e Caroline Hädrich
Abertura: Dia 5 de julho, quinta-feira, às 19h
Visitação: De 06 de julho a 26 de agosto, de terças a domingos das 10h às 19h
Local: Galerias João Fahrion, Pedro Weingärtner e Angelo Guido.do MARGS
Museus participantes: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Pinacoteca Aldo Locatelli (Prefeitura de Porto Alegre) e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (UFRGS)
Entrada Franca

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 32272311
Entrada Franca
Site: www.margs.rs.gov.br