Girolando abre inscrições de animais para estreia na ExpoZebu

COMPARTILHAR

Pela primeira vez, a raça bovina Girolando participará da ExpoZebu (Exposição Internacional de Gado Zebu). As inscrições de animais para julgamento começaram no dia 1° de fevereiro e vão até 19 de abril, com descontos de 20% até 8 de março e de 10% até 5 de abril. Serão disponibilizadas 120 vagas, sendo que cada expositor poderá inscrever até 12 animais. No momento da inscrição, o expositor poderá indicar um jurado efetivo para julgar a raça na ExpoZebu 2019. Para o torneio leiteiro, a inscrição vai até 5 de abril e estão disponíveis 10 vagas, sendo 3 animais por expositor. As inscrições são online e podem ser feitas pelo portal Web Girolando (www.girolando.com.br).

A ExpoZebu, que será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, celebrará este ano os 100 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade responsável pelo registro genealógico e melhoramento genético das raças zebuínas. O fato inédito de uma raça sintética, como a Girolando, participar do evento tem como objetivo reforçar o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pelas entidades em prol do avanço da pecuária nacional. O Girolando nasceu do cruzamento entre a raça zebuína Gir e a taurina Holandesa e, em 1996, foi reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A expectativa é de que, com a participação na ExpoZebu, possamos colocar a raça ainda mais no foco dos pecuaristas brasileiros e internacionais”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Luiz Carlos Rodrigues. A raça é responsável por aproximadamente 80% do leite produzido no Brasil.

Durante a ExpoZebu, visitantes de mais de 20 países poderão conhecer o potencial da raça no estande da Associação Girolando, que estará localizado próximo ao Salão Internacional do evento.