Fruki lança linha de cervejas BellaVista

COMPARTILHAR

Depois de 94 anos, a Fruki volta a ingressar no mercado de cervejas. Em 1924, quando a fábrica foi inaugurada em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, a empresa também produzia cerveja. Na época, Emilio Kirst instalou uma pequena fábrica de refrigerantes e cervejas no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio. Depois seguiu com a linha de refrigerantes, com carro-chefe que é o Guaraná Fruki. Embora esteja mantido em sigilo até o lançamento no próximo sábado (11), o nome da nova linha de cervejas deverá ser uma referência ao bairro onde surgiu a primeira fábrica: BellaVista.

A pequena fábrica iniciou com uma produção de apenas 200 garrafas por dia. Hoje, o parque industrial conta com capacidade para 420 milhões de litros/ano. De acordo com o presidente Nelson Eggers, o lançamento da linha de cervejas é a realização de um sonho de retornar às origens de quando a fábrica começou. Segundo Eggers, é um desejo antigo e que agora está se tornando realidade.

A empresa de Lajeado ingressará no mercado com cinco rótulos diferentes: IPA, Blond Ale, Witbier, Weiss e Premium Lager. A produção será terceirizada, inicialmente, e a linha de cervejas é assinada pelo mestre cervejeiro, Alfredo Ferreira, formado pela Doemens Academy da Alemanha. A linha reunirá características das cervejas artesanais com a distribuição e valores das industriais. O lançamento ocorrerá durante a Expoagas 2018.

O momento para o lançamento é propício. O mercado cervejeiro no Brasil tem apresentado um crescimento exponencial desde 2010. De acordo com o Ministério da Agricultura, o número vem crescendo ano a ano e em 2017 o número de cervejarias legalmente instaladas no Brasil chegou a 679 estabelecimentos. E é o estado do Rio Grande do Sul que possui o maior número de cervejarias seguido por São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.