Filtro abre inscrições para 2ª Maratona de Checagem com desconto

205
COMPARTILHAR

Jornalistas filiados à Associação Rio-grandense de Imprensa –ARI podem se inscrever para a 2ª Maratona de Checagem do Filtro Fact-checking com 50% de desconto. O curso de verificação de discursos será realizado em 31 de julho, terça-feira, das 18h30min às 22h30min, na sede da ARI (Av. Borges de Medeiros, 915 – Centro, Porto Alegre).

Para se inscrever, os associados devem fazer um depósito no valor de R$ 50,00 na conta corrente da ARI (Banrisul agência 0040 conta 06.005.887.0-8) e enviar o comprovante para o e-mail (ari@ari.org.br). Demais interessados podem se inscrever pelo site. O valor da inscrição é R$ 100,00 pagável em cartão de crédito ou boleto bancário gerado pelo próprio sistema. Serão aceitas inscrições até o dia 29 de julho ou até se esgotarem as vagas.

fact-checking é uma prática crescente no jornalismo contemporâneo e está ganhando destaque como ferramenta no combate às fake news, especialmente com a proximidade das eleições no Brasil. O programa do curso contempla o histórico e o panorama do fact-checking, linhas gerais de jornalismo de dados e Lei de Acesso à Informação e a metodologia de verificação usada por iniciativas que seguem os protocolos da International Fact-checking Network (IFCN). A partir dessa introdução, os participantes realizam uma prática de checagem.

“O contexto exige que os cidadãos e, principalmente, os jornalistas se comprometam com a verificação dos discursos. Acreditamos que o método do fact-checking é um instrumento importante não só para checadores, mas também para outros jornalistas que atuam na cobertura diária”, observa a jornalista Taís Seibt, editora do Filtro Fact-checking.

Fundado pelos jornalistas Tiago Lobo, Taís Seibt e Naira Hofmeister, o Filtro é o primeiro projeto de fact-checking com foco no Rio Grande do Sul. Braço de checagens da ONG de jornalismo e direitos humanos Pensamento.org, o projeto está com uma vaquinha virtual em andamento para viabilizar o trabalho de verificação de discursos durante a campanha para o governo do Estado. As oficinas de checagem são parte das recompensas da campanha, que oferece também e-books, camisetas e outros brindes aos colaboradores. Saiba como apoiar aqui e acompanhe o Filtro pelo site e no Facebook @checagensfiltro.