Filmes de Junho terá produção em festival argentino

81
COMPARTILHAR

O filme Tabaré Inácio, curta-metragem da produtora gaúcha Filmes de Junho, acaba de ser selecionado para participar do Festival Latinoamericano de Cortometrajes Lapacho 2018, na Argentina. O evento cinematográfico de curtas-metragens ocorre entre os dias 27 a 29 de setembro, na cidade de Resistencia, Província de Chaco, e contou com mais de 170 inscritos, mas somente 23 selecionadas. Tabaré Inácio é uma produção da Filmes de Junho Produtora e Convergência Produtora.

Essa será primeira exibição do curta fora do Brasil, que já participou do Festival de Cinema de Gramado, Mostra de Cinema de Santa Maria e do Festival de Cinema de Três Passos, sempre em 2016. O curta gaúcho irá concorrer ao lado de outros trabalhos nacionais, como A Sombra Interna, de Diego Tafarel, Subcutaneo, de Carlos Segundo, e Mortalha, de Grazie Pacheco.

Da seleção para participar do festival, onze curtas são da Argentina, cinco do Brasil, dois do Chile, um do Uruguai, um do México, um da Costa Rica e um do Peru. Para esta edição, o júri será formado pelas cineastas Virginia Romero, Nadia Bosch e Fernando Cattaneo.

SINOPSE
Tabaré Inácio aborda a história de vida de Inácio, porteiro há mais de trinta anos em um prédio no centro de Porto Alegre (RS). Trabalha durante a noite, e a partir de um “boa noite”, são registradas suas opiniões sobre diversos temas intercalados com sua rotina nos afazeres.

FICHA TÉCNICA
Direção e Argumento: Luiz Alberto Cassol
Direção de Fotografia e Montagem: Leonardo Peixoto
Produção: Eluza Rafo
Trilha Sonora: Duca Duarte
Câmeras: Leonardo Peixoto, Rafael Petry e Roberto Burd
Desenho de Som: Duca Duarte
Coordenação de Finalização: Alexandre Derlam Dos Santos
Finalização: Nicolas Berghan
Design Gráfico: Luciano Do Monte Ribas
Making Of: Leo Nunes
Still: Roberto Burd
Trailer e Teaser: Leco Petersen
Produção Executiva: Leonardo Peixoto e Luiz Alberto Cassol
Realização: Convergência Produtora e Filmes de Junho Produtora
Apoio: Accorde Filmes, Estação Filmes, IdeiaAção, Organismo Filmes, Tape Motion

FILMES DE JUNHO
Fundada em 2009 pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, a Filmes de Junho produz filmes de longa e curta metragens autorais, co-produções e vídeos institucionais. Além do Brasil, atua na América Latina, principalmente na Argentina. É responsável, ainda, pela organização das Mostras Internacionais de Cinema de Santa Maria e do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema.

Still – Tabare Inacio