FAMECOS inova com projeto integrado entre disciplinas do curso de Jornalismo

117
COMPARTILHAR

O curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) inova e encerra o primeiro semestre de 2018 com a entrega de 14 projetos transdisciplinares desenvolvido com 190 alunos que cursaram o quinto semestre e que foram desafiados a reunir os conhecimentos e competências adquiridas no curso em um grande projeto conjunto.

Nesta primeira edição o tema escolhido foi a água, em função de sua importância global. “Esta integração é uma resposta aos desafios contemporâneos”, destaca o coordenador do curso de Jornalismo, o professor Fabian Chelkanoff Thier. O Projeto V, como foi nomeado, propiciou que os alunos experimentassem novos modelos de conteúdo e informação. O olhar interdisciplinar permitiu que os 18 professores envolvidos criassem um grande projeto com seis disciplinas conjuntas. “Os alunos desenvolveram projetos incríveis, que serão apresentados em encontro aberto a convidados, nesta quarta-feira, 4 de julho, às 19h30min, no estúdio da Famecos.

O projeto passou por diversas etapas e desafios, entre eles uma grande Hackathon para inspirar projetos inovadores e estratégias de comunicação com o tema central da água. Foram criados projetos que podem, inclusive, servir de inspiração para o poder público e iniciativas ligadas a projetos sociais e de sustentabilidade para nossa cidade”, enfatiza Chelkanoff Thier.

A metodologia norteadora foi a de Project Based Learning (PLB) – Aprendizagem Baseada em Projetos, onde o elemento principal é a construção de conhecimento por meio de um trabalho de investigação a partir de uma pergunta complexa, problema ou desafio. Partiu-se da premissa de um aluno muito mais ativo, que atua na construção do conteúdo, com menos aulas expositivas e mais mentoria e orientação para uma construção coletiva. “Com estas inovações queremos formar alunos com uma visão ampla, conectada com a prática, mas sem deixar de lado os princípios da profissão”, ressalta Chelkanoff Thier.

Ao todo, foram reunidas em torno do projeto único as disciplinas de Assessoria de Imprensa, Produção e Edição em Radiojornalismo, Telejornal, Produção em Jornal, Produção em Jornalismo Online e Empreendedorismo em Jornalismo. As inovações também estão conectadas com a visão de empreendedorismo como uma atitude, muito mais ampla do que a criação de novos negócios. É o incentivo à criação e resolução de desafios, com autonomia e criatividade. O novo modelo fortalece competências para que os alunos tenham uma visão empreendedora, inclusive para a condução de sua própria carreira.

Ao longo do semestre, também foram oferecidas oficinas especiais, com outras áreas da PUCRS, para contribuir e orientar os alunos na expansão de seus projetos. Foram envolvidos o Idear, centro de empreendedorismo interdisciplinar, e o Ubilab, laboratório de pesquisa da Famecos no Tecnopuc, que discutiu a pesquisa aplicada em tecnologia e mobilidade.