Exposição fotográfica “Para além do futuro”, de Marlene Reinaldo

COMPARTILHAR

Marlene Reinaldo é fotógrafa, artista visual e produtora cultural na cidade de Porto Alegre. Com formação em produção cultural, pedagogia e fotografia realizou exposições individuais e participou de exposições coletivas no Brasil. Seu trabalho vem sendo reconhecido na França, onde participou da exposição coletiva “Meu Brasil”  realizada em maio desse ano na Galerie Space, na Bastille, em Paris, e em junho,  lançou a exposição “Para além do futuro” no espaço cultural Café Cantine, em Gençay, com a presença do curador Ricardo Esteves, amigos, artistas e comunidade local e do prefeito da cidade, François Bock.

Para o desenvolvimento do trabalho, Marlene buscou na afirmação de  Carl Segan:  “O número de estrelas no universo é maior do que todos os grãos de areia em todas as praias do planeta Terra.”, o conceito para produção das fotos. Uniu elementos orgânicos, luz e água e produziu imagens macro que reproduzem uma viagem pelo espaço sideral, com todas as suas belezas e mistérios, até a suposta chegada no terreno arenoso de Marte. O novo habitat humano é reproduzido por fotografias de dejetos naturais devolvidos pelo mar na areia da praia da Daniela, em Florianópolis-SC.

A série “Para além do futuro”  é composta por 16 imagens no tamanho 40x60cm.  Foi inspirada no aforismo 56 “O Eterno Retorno”, de Friedrich Nietzsche, no qual ele aborda os ciclos da vida acontecendo em uma forma eterna de repetições e pretende uma reflexão sobre a busca dos seres humanos de colonização de novos planetas.

A curadoria é assinada pelo fotógrafo e artista visual radicado na França, Ricardo Esteves e a orientação do trabalho é dos fotógrafos e artistas visuais, Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna.

SERVIÇO
Exposição fotográfica “Para além do futuro”, de Marlene Reinaldo
Abertura dia 08 de novembro, as 19 horas.
Galeria Espaço André Paulo Franck – Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim)
De 08 a 30 de novembro de 2018
Das 18 às 22 horas