Exposição comemorativa aos 70 anos do pintor Fernando Baril

233
COMPARTILHAR

Para marcar os 70 anos do pintor Fernando Baril, o MARGS recebe em seu mais privilegiado espaço, as pinacotecas centrais do museu, cerca de 160 obras do artista. Serão pinturas realizadas do final dos anos 1970 ao presente, com a presença mais forte dos trabalhos atuais.
O porto-alegrense Fernando Baril (23 de maio de 1948) é um dos mais populares e admirados pintores do Rio Grande do Sul, construindo sua obra como uma crítica à sociedade de consumo, numa linguagem particular que não se insere a movimentos ou modismos artísticos.
Entre os poucos artistas gaúchos que vivem somente de seu trabalho, Fernando Baril passou pelo Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, com Xico Stockinger e Paulo Porcella, realizando estudos também em universidades da América do Norte, eVancouver (Canadá) e Los Angeles (EUA). Sua formação mais importante foi na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri, Espanha (1978-79).
Em meados da década de 1980, Baril já tinha abandonado a pintura abstrata pela qual havia recebido prêmios e reconhecimento, produção a qual o crítico Carlos Scarinci chamou de “informalismo renovado”. Como poucos de sua geração, ele em seguida moveu-se no sentido inverso, ao figurativismo. Esta sua nova produção teve grande impulso nos quatro anos que viveu e produziu intensamente em Nova Iorque, entre 1988 e 1992, marcando a característica da obra em que o artista é plenamente reconhecido.
A curadoria da mostra é de José Francisco Alves, doutor em história da arte e curador independente.
A exposição pode ser visitada de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

SERVIÇO
BARIL’70 Anos
Artista: Fernando Baril
Curador: José Francisco Alves
Abertura: Dia 26 de junho, terça-feira, às 19h
Visitação: De 27 de junho a 4 de setembro, de terças a domingos das 10h às 19h
Local: Pinacotecas do MARGS
ENTRADA FRANCA