Abertas as inscrições para o IV Prêmio CROSP de Jornalismo

155
COMPARTILHAR

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) anuncia a abertura das inscrições do IV Prêmio CROSP de Jornalismo, uma iniciativa da autarquia com o objetivo de reconhecer e estimular a produção de matérias de interesse público que tragam informações relevantes sobre os cuidados bucais. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no hotsite da premiação.

Os prêmios oferecidos para as primeiras colocações das categorias são de 8 mil reais e os interessados poderão inscrever uma ou mais matérias de veículos impressos (jornais e revistas), conteúdos jornalísticos veiculados em websites e produções para rádio e TV. Serão aceitas reportagens veiculadas entre 1º de agosto de 2017 e 30 de setembro de 2018. As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro. Os interessados em concorrer podem inscrever matérias produzidas individualmente ou em coautoria, desde que todos os participantes sejam maiores de 18 anos. O Prêmio será dividido nas categorias escrita e audiovisual, conforme abaixo:

Categoria Escrita: serão considerados artigos e matérias publicadas em linguagem escrita nos meios de comunicação, inclusive em websites e portais da Internet. Essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:

Subcategoria Escrita Nacional e Regional: matérias/artigos veiculados em jornais e revistas (impressos) de caráter preponderantemente jornalístico e de circulação nacional ou regional. Podem concorrer veículos de todas as editorias, incluindo aqueles especializados em Saúde Bucal.

Subcategoria Escrita On-line: matérias publicadas em websites (incluindo blogs) de caráter preponderantemente jornalístico. Podem concorrer veículos online de todas as editorias, incluindo aqueles especializados em Saúde Bucal, desde que tenham sido produzidos exclusivamente para veiculação online.

Categoria Audiovisual: matérias e reportagens publicadas em veículos de comunicação a partir da linguagem audiovisual. Essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:

Subcategoria Telejornalismo: programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos veiculados na internet.
Subcategoria Radiojornalismo: programas jornalísticos veiculados em rádio e matérias jornalísticas veiculadas na internet (podcasts, entre outros).

O julgamento das reportagens concorrentes será realizado em duas etapas e serão considerados os seguintes critérios de qualidade técnica e jornalística: diversidade e relevância das fontes consultadas; investigação de fatos, dados, estatísticas; originalidade e/ou relevância da pauta da reportagem; qualidade e clareza do texto (categoria escrita); qualidade das imagens e do áudio (categoria audiovisual).