Lançada a 4ª edição de “Nomes Que Fizeram a Imprensa Gaúcha”

1760
COMPARTILHAR

Foi lançado o 4º volume da série Nomes Que Fizeram a Imprensa Gaúcha, uma iniciativa da Athos Editora. A obra, que teve patrocínio da Celulose Riograndense e Corsan, traz resumidas biografias de dez profissionais de comunicação que ajudaram a formar a história do jornalismo no Rio Grande do Sul. Foram eles: Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant’Ana, P.F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel.

A cerimônia de lançamento ocorreu dia 18 de julho no salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini.  O evento teve um tom bastante emocional, com a presença de jornalistas que conheceram, conviveram e trabalharam com algum ou vários dos biografados, familiares dos homenageados e até do governador José Ivo sartori, cujo gabinete é ao lado do salão Negrinho do Pastoreio e aproveitou para cumprimentar os presentes.

O professor Sergio Nogueira Duarte, irmão de Clóvis Duarte, falou em nome dos familiares dos homenageados. Bastante emocionado, ele lembrou que o irmão, antes de ser jornalista foi professor, um grande professor, que soube reunir um time de excelentes para formar o primeiro curso pré-vestibular do Rio Grande do Sul, o IPV e que acabou sendo o berço de muitas carreiras importantes no jornalismo, na educação e na política gaúcha.

Julio Ribeiro, diretor Geral da Athos Editora, também se emocionou a lembrar passagens de sua vida com vários dos nomes presentes nesta 4ª edição, destacando a sua alegria em poder fazer esse reconhecimento aos colegas da “melhor das profissões” que não estão mais conosco, mas deixaram um legado de compromisso ético e profissional para as novas gerações de jornalistas do nosso estado.

O livro tem distribuição gratuita para jornalistas, alunos e professores de comunicação, bibliotecas e líderes de opinião do Rio Grande do Sul.