A morte de Ulysses Guimarães

192
COMPARTILHAR

Na noite do dia 12 de outubro de 1992, uma segunda-feira, o presidente Itamar Franco foi avisado pelo ex-ministro Renato Archer que o helicóptero em que viajavam o deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB-SP) e o ex-senador Severo Gomes, com suas mulheres, havia desaparecido num voo entre Angra dos Reis e São Paulo. A aeronave havia decolado às 15h20, devendo chegar à capital paulista em 45 minutos. Minutos depois da decolagem, o helicóptero desapareceu.

Circularam informações de que o piloto teria avisado aos passageiros que, se as condições do tempo não fossem boas, poderia aterrissar em algum lugar do litoral.

Mas o helicóptero não fez qualquer contato de rádio. E em São Paulo, o filho de Ulysses e dona Mora, Tito Henrique, confirmava que não havia qualquer comunicação com a aeronave e que só poderia saber o que aconteceu quando as buscas começassem.

A partir da manhã do dia seguinte ao acidente aéreo, com ampla cobertura da imprensa, o país viveu o drama do resgate dos corpos, achados somente a partir da tarde. Todos os corpos, menos o de Ulysses, foram encontrados: os de dona Mora, Severo, sua mulher Maria Henriqueta e do piloto Jorge Comemorato, este em uma praia a 20 quilômetros de Paraty. E o Brasil começava a se despedir do “Senhor Diretas”.

Nascido em 16 de outubro de 1916,em Itirapina (SP) o advogado Ulysses Guimarães foi eleito 11 vezes deputado federal, e foi presidente da Câmara dos Deputados durante 1956/57, 1985/86 e 1987/88. Foi um ícone no combate à ditadura nas trincheiras do MDB. Primeiro com a sua anticandidatura à Presidência da República, em 1973, e, depois, como o símbolo das Diretas Já, a campanha que tomou as ruas do Brasil em 1983 e 1984, no ocaso do regime militar, o político participou como um dos principais protagonistas da redemocratização do país. No Colégio Eleitoral em 1985, ele apoiou Tancredo Neves na vitória contra Paulo Maluf e, após a morte do presidente eleito, garantiu a posse de José Sarney, seu antigo desafeto, na Presidência da República.

O Senhor Democracia, como também era chamado o deputado do PMDB, ee 1987 a 1988 presidiu a Assembleia Nacional Constituinte. A nova Constituição, na qual Ulysses teve um papel fundamental, foi promulgada no dia 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã. Ele foi candidato a presidente, pelo PMDB, na eleição de 1989. Ulysses Guimarães também participou ativamente da campanha pela implantação do parlamentarismo no Brasil e atuou pelo impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.