“Design na era dos algoritmos”  é o tema do novo livro de Juan Pablo Boeira

COMPARTILHAR

Projeto também será tema de um dos workshocks da Innovation Week  

Está previsto para este ano o lançamento do segundo livro de Juan Pablo Boeira com o tema “Design na era dos algoritmos”.  Segundo o autor, o tema do livro usa o raciocínio do design estratégico, com a engenharia e a administração para projetar cenários estratégicos de inovação. “Estamos num momento mercadológico de uma grande quantidade de dados que precisam ser levados em consideração no processo de gestão e, para isso, é necessário utilizarmos metodologias robustas. São milhares de informações disponíveis e que somos impactados diariamente. Com a utilização de Inteligência Artificial, criei um software que usa machine learning para processar os dados e criar e projetar os cenários”, conta.

O novo sistema segue a mesma metodologia para gerar cenários de inovação que está no  primeiro livro do colombiano Juan Pablo Boeira, o “Branding por Meio da Gestão pela Inovação”. Na hora de fazer um planejamento, trabalhar somente com técnicas atuais acaba sendo uma relação muito empírica, segundo Boeira. “Com as novas dinâmicas do mercado não é possível analisar tanta informação de maneira rápida, eficaz e eficiente no tempo que a gente precisa. A inteligência artificial processa os dados de forma mais rápida”, avalia.

O sistema busca em 18 redes sociais e mais em todo o Google tudo o que foi dito ou citado sobre o tema pesquisado. “Com as informações coletadas, monta uma nuvem de palavras e faz uma análise semântica. A partir daí começa a montar redes neurais para gerar clusters e as polaridades que ajudam a apontar cenários futuros estratégicos de inovação. Agora, os profissionais terão a ajuda de um robô para fazer análises e diminuir muito a chance de erro”, adianta.

Com formação em Administração, pós em Marketing, Finanças, Branding e Comunicação, certificação em Inovação por Harvard e Dinâmica dos Negócios pelo MIT e Mestrado em Inovação, Juan Pablo já comandou áreas de marketing de multinacionais como Johnson & Johnson, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull. Atualmente é Head de Marketing da Airaz.

Este será o tema do “Workshock” que Juan Pablo vai ministrar na Innovation Week, evento promovido pela ARP (Associação Riograndense de Propaganda) que acontece de 1 a 5 de abril, na ESPM, em Porto Alegre. “Vou ensinar a fazer primeiro à mão e depois apresentar, em primeira mão, o sistema que está sendo criado. É outro mundo. Estou muito otimista”, conta. O projeto é resultado da tese de doutorado do autor.

Palestra sobre Alexa é um dos destaques da Innovation Week

Mentor da Innovation Week, através do Grupo de Marketing do RS, da ARP, Juan está satisfeito com a adesão das inscrições. “Estamos a uma semana do evento e entre as 1500 vagas oferecidas já temos 800 inscritos. Um evento com praticamente 50% dos ingressos vendidos a uma semana do evento é maravilhoso”, avalia.

O principal diferencial é que todos os palestrantes são doutores, mestres ou empreendedores que vão abordar conteúdos autorais. “Ninguém vai falar sobre o que viu ou ouviu em outros eventos. Todos vão mostrar projetos de inovação que as próprias pessoas realizaram”, reforça.

Um dos destaques é a palestra sobre a Alexa, que é a assistente virtual inteligente desenvolvida pela Amazon, que será lançada em breve no Brasil. O programador chefe da Alexa, Roberto Colnaghi Jr, gerente de desenvolvimento de software da Amazon Web Services, está vindo de Palo Alto, do Vale do Silício, para mostrar em Porto Alegre como a novidade está impactando o mundo, como melhorou a vidas das pessoas e o que vem pela frente. Esta palestra está agendada para sexta-feira (5), as 20h30.  A programação completa está no innovationweek.poa.br

O evento também vai inaugurar o Innovation Award, prêmio de Inovação que vai eleger o melhor projeto inscrito. O vencedor vai ganhar dois MBAs a sua livre escolha na ESPM, duas viagens com tudo pago para o Web Summit de Portugal, e uma etapa de pré-aceleração na Ventiur da Unisinos. São 21 projetos inscritos no concurso.

“O maior objetivo da Innovation Week é construir raciocínio inteligente e construir conteúdo relevante para compartilhar de forma colaborativa e gratuita com todo eco sistema de inovação da cidade”, finaliza Juan.