‘Culturally Relevant’ é a expressão do momento

COMPARTILHAR

‘Relevância cultural’ é o termo usado em 10 entre 10 reuniões, palestras e painéis nos EUA. E no último One Club Summit, realizado durante o festival One Show, em maio, não foi diferente. Quase todos os temas tocaram sobre o assunto. A observação é de Fabio Seidl, diretor de criação executivo da VML New York.

“A cultura – comportamento, ideologia, arte, moda, música – foi para tantos lugares diferentes que muitas marcas estão em busca de um novo norte. O que era importante para as pessoas no ano passado pode não fazer mais a menor diferença agora”, diz Seidl.

O criativo destaca a palestra sobre Reapropriação Cultural onde criativos afro-americanos discutiram sobre a falta de entendimento de marcas e agências sobre o que interessa e entretém os jovens. “Se falou muito sobre cultura não ser sobre raça, gênero ou sobre o que dizem os números, mas sobre entendimento. É sobre estar presente na vida do público de uma maneira interessante e construtiva”, afirma Seidl.

Palestras como a do Spotify, que discutiu a nova maneira de se consumir música e cultura, e sobre a importância das mulheres na criação e aprovação de campanhas, foram as mais concorridas do One Show.

Talento criativo
Marco “Loco” Bezerra deixou o cargo de diretor de criação da agência Africa, que estava desde junho passado, e vai olhar para novas oportunidades. “Vou para o Festival de Cannes e analisar com calma as propostas que surgirem seja no Brasil seja fora daqui”, comenta. Bezerra tem visto crescer as oportunidades para os criativos dentro das produtoras que estão, cada vez mais fazendo conteúdo e vendendo diretamente para as marcas. A contratação de criativos em produtoras surge da necessidade de conseguir fazer conteúdo alinhado ao conceito e posicionamento do cliente. “É um novo formato que vem surgindo, mais leve, mais divertido e sexy para o cliente. Marco “Loco” como é conhecido cita a agência Suno United Creators como exemplo de um novo formato alinhado com a nova realidade e oferecendo outros tipos de soluções.