Cotrijal é premiada em duas categorias do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2018

4464
COMPARTILHAR

A reportagem “Associados – Na aproximação, o fortalecimento da cooperativa”, publicada na revista comemorativa aos 60 anos da Cotrijal, conquistou o primeiro lugar na categoria Mídia Cooperativa do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo. A Cotrijal também ficou com o segundo lugar na categoria Fotojornalismo. A entrega da premiação aconteceu na sexta-feira, 14/12, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

De autoria da jornalista e gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins, a reportagem mostra o projeto sério e abrangente que a Cotrijal realiza junto ao quadro social. Ela foi convidada a falar em nome dos demais premiados e fez uma reflexão sobre a importância do trabalho dos jornalistas para promover o cooperativismo e agradeceu o apoio da equipe. “O prêmio dá visibilidade ao cooperativismo e valoriza o jornalismo”, destacou Leila, responsável pelo projeto editorial, edição e coordenação da revista, lançada em dezembro de 2017.

A reportagem premiada teve a colaboração dos jornalistas Elisete Tonetto, Fernando Teixeira, Mariliane Cassel e Mayara Dalla Libera, da Cotrijal, e Jorge Correa, que fez reportagens freelance para a revista.

A fotografia premiada é de autoria do jornalista Fernando Teixeira e retrata um momento da colheita da safra passada e foi publicada na edição de agosto de 2018, para ilustrar a matéria sobre a participação da Cotrijal no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, do Cesb.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, avalia que o prêmio comprova a qualidade e competência da equipe de jornalistas. Para o vice-presidente, Enio Schroeder, é uma conquista que reforça a importância do trabalho com o quadro social.

EDIÇÃO 2018 – Concorreram 67 trabalhos no concurso de 2018. O prêmio foi instituído em 2015 pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo com o objetivo de reconhecer os autores das melhores reportagens que se relacionem com o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho e suas boas práticas.