Copa dos Refugiados chega à segunda edição em Porto Alegre e se transforma em torneio nacional

COMPARTILHAR

Com mais de uma centena de atletas migrantes e refugiados representando seus países de origem, vai ocorrer, nos dias 2 e 3 de junho, no Estádio Passo D’Areia e na Arena do Grêmio, a segunda edição da Copa dos Refugiados em Porto Alegre, que tem como novidade a transformação do evento em um torneio nacional: a Copa do Brasil dos Refugiados.

Após a etapa de Porto Alegre, acontece em julho a 5ª edição da Copa em São Paulo e, em agosto, a 1ª Copa dos Refugiados no Rio de Janeiro, com jogos nos estádios de São Januário e Engenhão. Os vencedores das etapas regionais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo disputarão as finais em setembro no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A Copa dos Refugiados de Porto Alegre terá oito times, totalizando 120 atletas de Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela. Além dos jogos, está programada uma ação de empregabilidade, com cadastramento de currículos de refugiados, que serão encaminhados para empresas da indústria, comércio e serviços do RS.

Rodrigo Vicêncio, sócio-diretor da Ponto Agência de Inovação Social, aposta nos benefícios que o torneio pode trazer para a autoestima dos refugiados e para a percepção que a sociedade tem deles. “existe uma visão até certo ponto estereotipada dos refugiados e esta ação tem o mérito de jogar uma luz sobre um grupo de pessoas que tem seus valores, sua cultura, seus sonhos e que quer muito contribuir com a nossa sociedade. Afinal, diversamente de quem nasceu no Brasil, eles escolheram ser brasileiros”, conclui.

O sorteio dos jogos da fase regional da Copa dos Refugiados será realizado no dia 30 de maio, às 15h no plenário da Federação Gaúcha de Futebol e os jogos acontecem nos dias 2 e 3 de junho.

A etapa de Porto Alegre da Copa dos Refugiados é realizada pela Ponto Agência de Inovação Social, em parceria com a ONG África do Coração e promovida pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)  com apoio do Grêmio FBPA, Arena do Grêmio, Federação Gaúcha de Futebol, Esporte Clube São José, Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, ABACE (Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte), ASAV (Associação Antônio Vieira), Beat Conteúdo e Relacionamento, Agência Matriz, Fuerza Studio, Uniritter e Sociedade Libanesa.

Serviço
Copa dos Refugiados Porto Alegre, edição 2018
Datas e locais: 02/06 no Estádio Passo D’Areia (quartas de final) das 09h às 13h
03/06 na Arena do Grêmio (semifinais e final) – das 13h às 17h
Ingressos: R$ 10,00 (venda somente antecipada pelo site www.copadosrefugiados.com
e na plataforma Sympla – www.sympla.com.br)