Chapecó receberá o EFAPI 2017 em outubro

COMPARTILHAR

Cerca de mil animais de 150 expositores participarão dos eventos pecuários da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017 – 50 ANOS) programada para o período de 6 a 15 de outubro, organizada pela Prefeitura Municipal e entidades empresariais. A programação foi anuncia pela Comissão Setorial de Agropecuária, Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó e Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB). As transações de compra e venda de animais devem ultrapassar 5 milhões de reais.

Os eventos – com destaque para a bovinocultura de corte e leite – serão realizados no Parque de Exposições Tancredo Neves, no município-polo do oeste catarinense. Um grande patrimônio genético estará em exposição, com 400 animais das raças leiteiras Jersey e Holandesa mais os animais da mostra de bovinos de corte (Limousin, Angus, Charolês e outros). No domingo (dia 15) haverá leilão de gado geral com a oferta de 600 animais para comercialização. Todos esses animais são oriundos do território catarinense, originários do sul, Vale do Itajaí, meio oeste, oeste e extremo oeste.

“O Parque dispõe de ampla área de currais, pista para julgamento zootécnico das raças expositoras e pórtico sanitário para abrigar as instalações da defesa sanitária animal, sendo a melhor estrutura física de Santa Catarina para a realização desses eventos”, ressalta o presidente do Núcleo de Bovinos de Chapecó Rosalvo João Bertoli.

O evento oportunizará um ótimo espaço para a realização da Exposição de bovinos de leite e corte provenientes do Estado de Santa Catarina, bem como avaliar o potencial genético dos criatórios participantes, com a realização da 4ª etapa do Circuito Nacional da Raça Jersey e da Raça Holandesa. Dessa forma, os criadores catarinenses poderão disputar o campeonato nacional, já que por questões sanitárias os animais de Santa Catarina, por ser área livre de aftosa sem vacinação, quando saem do Estado para participar de eventos em outras regiões não podem mais retornar.