Centro Histórico de Porto Alegre recebe concertos do Lux Sonora

COMPARTILHAR

O Lux Sonora dá continuidade, neste final de semana, ao ciclo de concertos que celebra o repertório Barroco dos séculos XVII a XVIII, época marcada pela crise dos valores renascentistas e que gerou uma nova visão de mundo, por meio de lutas religiosas e dualismo entre espírito e razão.

Para a realização da performance musical, o conjunto utiliza a instrumentação moderna, ancorando-se na pesquisa musical e interpretativa. Vale-se da poética que constitui a fascinante linguagem do referido período histórico, em que sonoridade, afetos, texto e a habilidade criativa dos músicos é evidenciada.

O repertório deste concerto faz uma imersão nas diferentes formas musicais do período barroco, quando está presente a escrita contrapontística, cânones, ornamentação, o baixo contínuo, danças e a ópera. O repertório é composto por obras de  Claudio Monteverdi, Johann Joseph Fux, Henry Purcell entre outros . Com direção artística de Rafael Marques, o Lux Sonora é composto pelos seguintes músicos: Bruno Santos (flauta doce), Danielle Chaves (flauta doce), Elizander Dutra (fagote), Rafael Marques (flauta transversa), Luis Guerin (violino), Luiza Prohmann (contrabaixo), Lais Roman (violino) e Cuca Medina (mezzo soprano).

Os próximos concertos ocorrerão nos dias 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro na Livraria Cultura e no dia 14 de novembro no Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa.

SERVIÇO
Concerto Lux Sonora
Dia 14/07 – 17h – Santuário São Rafael, Rua Riachuelo, 508 – Centro Histórico
Dia 15/07 – 19h e 30m – Igreja Nossa Senhora das Dores – Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico – Porto Alegre
Entrada franca