“Causos do Coronel – A Comédia Gaúcha”, no Theatro São Pedro

COMPARTILHAR

Seu Ataxerxes, Seu Agapito e Dona Verdacina, entre as lidas de um bolicho campeiro, contam causos da gente gaúcha do pampa à colônia, da serra à fronteira. Os personagens se vestem dos protagonistas das histórias que contam e representam com muito humor, música e dança.

O espetáculo “Causos do Coronel – A Comédia Gaúcha” é uma celebração à cultura gaúcha, encenando causos e canções do escritor e poeta Luiz Coronel. O roteiro reúne textos de livros do ciclo Comédia Gaúcha do autor que inclui “O Cavalo Verde”, “O Cachorro Azul”, “O Gato Escarlate” e “Filé de Borboleta”, de onde foram extraídos mais de 14 causos para a montagem da peça.

A adaptação e direção é de Cláudio Levitan, e no elenco, Elton Saldanha, Oscar Simch e Fernanda Carvalho Leite visitam com humor e graça a tradição oral campeira, recuperando uma antiga e gloriosa tradição gaúcha: O causo gaúcho é ingênuo, difere da anedota, sempre com pitada de humor travesso, irreverente, opositor. Ele vem do índio, acompanha as longas conversas de galpão, colhe uma maneira graciosa de ver o mundo, a vida, os homens e mulheres do pampa.

Ao mesmo tempo, a linguagem teatral se enriquece ao entoarem canções conhecidas do público gaúcho como “Debandada”, “Cordas de Espinhos” e “Gaudêncio Sete Luas”, num ambiente tradicionalmente gauchesco, o Bolicho.

FICHA TÉCNICA
Causos do Coronel – A Comédia Gaúcha
Elenco – Elton Saldanha, Fernanda Carvalho Leite e Oscar Simch
Autor – Luiz Coronel
Adaptação e Direção – Cláudio Levitan
Direção Musical e Arranjos – Elton Saldanha
Produção Executiva – Patricia Ragazzon
Cenografia – Carina Levitan
Figurinos – Daniel Lion
Projeto de Iluminação – Mauricio Moura
Coreografia – Liz Dias e Eva Shul
Preparação Vocal – Cristina Sorrentino
Instrumentistas – Guilherme Castilhos e Elmer Fagundes
Assistente de Direção – Oscar Simch
Estúdio – Guaiaca Records
Contra Regra – Cícero Neves
Fotos –  Emílio Pedroso

“Causos do Coronel – A Comédia Gaúcha”
com Elton Saldanha, Fernanda Carvalho Leite e Oscar Simch
Dia 17 de janeiro às 21h no Theatro São Pedro
Porto Verão Alegre