BuzzFeed e Agência de Refugiados celebram o Dia Mundial do Refugiado

COMPARTILHAR

O BuzzFeed e o UNHCR, a Agência de Refugiados da ONU, se uniram para criar um vídeo especial do Tasty para celebrar o Dia Mundial do Refugiado – com o apoio do UNHCR e do ator Ben Stiller. No vídeo, intitulado “Shawarma de Frango em casa, feito por Ben e Ahmed”, Ben se junta ao escritor e ex-refugiado iraquiano Ahmed Badr para fazer uma versão caseira do shawarma de frango, um prato tradicional do Iraque de Ahmed, trazendo de volta memórias de sua infância em Bagdá antes de ser forçado a fugir de seu país.

Nessa edição especial do Tasty, Ahmed compartilha com Ben a história de sua família, que foi forçada a deixar o Iraque em 2006, quando ele tinha apenas oito anos de idade, e depois a Síria, quando tinha 10 anos. Discutindo as realidades, equívocos e dificuldades que refugiados e pessoas deslocadas enfrentam, Ahmed e Ben se conectam com a paixão em comum ao shawarma enquanto preparam a receita – Ben cresceu comendo shawarma no Upper West Side de Nova York. “Shawarma é para Aleppo o que pizza é para Nova York”, disse Ahmed.

Ao destacar a conexão entre comida, família, memórias e cultura, o Tasty e o UNHCR esperam aumentar a conscientização sobre a situação dos refugiados e os desafios que resultam de seus deslocamentos. O vídeo tem como objetivo destacar que os refugiados são pessoas comuns que sobreviveram a circunstâncias extraordinárias e, como todo mundo, têm esperanças, sonhos e comidas favoritas que os lembram momentos e lugares especiais em suas vidas. Para saber mais sobre o trabalho de proteção dos refugiados pelo UNHCR em todo o mundo, siga a hashtag #withrefugees ou visite o site refugees.org.