Brasil participa de campanha ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral

COMPARTILHAR

No próximo dia 6 de Outubro, o Brasil junta-se a outros 64 países em uma campanha de conscientização de grande importância. Trata-se do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, que foi instituído por pessoas com essa condição, suas famílias, e por organizações que lhes oferecem suporte em todo o mundo. No Brasil, o movimento é coordenado pela ONG Nossa Casa, primeira plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre a Paralisia Cerebral e o AVC Infantil.

Como esclarece Marina Junqueira Airoldi, da Nossa Casa, “a paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância e, também, uma das menos compreendidas. Hoje, existem mais de 17 milhões de pessoas no mundo com essa condição e aproximadamente 350 milhões de familiares, amigos e apoiadores que estão envolvidos em seu apoio e suporte. Mesmo assim, em muitos casos, as pessoas com paralisia cerebral parecem invisíveis: elas estão fora do alcance da visão da maioria do público em geral, fora de suas preocupações e, por isso, sem opções”.

Ainda assim, existem muitas histórias de sucesso. São várias as organizações pelo mundo – no Brasil, a Nossa Casa – que estão realmente fazendo a diferença em suas comunidades e que querem utilizar o dia 6 de Outubro para compartilhar suas experiências, destacar suas necessidades e encorajar o público em geral a enxergar a paralisia cerebral com outros olhos e incentivar novas atitudes. O mais desafiador para essas crianças e suas famílias, talvez, seja o desconhecimento e a falta de informação que, em muitos casos, cria e alimenta mitos e preconceitos, levando à exclusão quando muitos poderiam estar vivendo uma vida completamente diferente – de integração e contribuição para a sociedade.

O Dia Mundial da Paralisia Cerebral existe exatamente para isso. São famílias, pessoas com PC, organizações e ativistas, que se unem para que todas as pessoas com PC tenham as oportunidades que merecem, o apoio da comunidade e os mesmos direitos de todo cidadão. Mais informações sobre a Paralisia Cerebral e sobre o 6 de Outubro, Dia Mundial da Paralisia Cerebral, estão disponíveis no site da ONG  e do Movimento.