Arteloja da Casa de Cultura Mario Quintana: produtos exclusivos retratam Porto Alegre

COMPARTILHAR

Todos os gaúchos, ou a maioria deles, sabem que existe um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre que já foi o Hotel Majestic e hoje abriga a Casa de Cultura Mario Quintana. Mas nem todos têm conhecimento de que no térreo da Ala Oeste existe um espaço de 15 metros quadrados onde é possível “levar para casa” um pouco da história da Capital. Na Arteloja da Casa de Cultura Mario Quintana, gaúchos e turistas encontram produtos cujo tema é Porto Alegre e, claro, o poeta e sua Casa de Cultura: cartões postais, canecas, botons, roupas, sacolas, ímãs de geladeira, quadros, esculturas, entre outros.

A proprietária e designer visual Luciana Pinto conta que, quando abriu a loja, em 2010, a ideia era suprir a falta de itens que ilustrassem a cidade. “Na época, não existia nada sobre Porto Alegre, então, eu  pedia aos artistas que fizessem produtos com esta temática, além de trazerem seus trabalhos autorais para exposição e venda. São meus parceiros de anos Fernanda Chemale, Tridente, Ananda Kuhn, Amauri Fausto, entre outros”.

Além disso, a loja ainda atua junto com eventos como “Mercado Vintage”, “Mercado das Pulgas” e “Feira de Vinil de POA”. “Também sempre fui parceira da Casa de Cultura, fiz o painel fotográfico da recepção e o restauro das mesas do quinto andar, com adesivos e poemas do Quintana”.

 Durante sua trajetória, um fato que orgulha a designer visual foi a Arteloja ter conquistado, em 2012, o Selo de Loja Sustentável da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), por fomentar boas práticas de sustentabilidade.
Fotos: Roberta Amaral