Um Valvulados pra lá de cultural nesta 5ª feira, 21 de novembro

280
COMPARTILHAR

O programa Valvulados desta 5ª feira, dia 21 de novembro, poderia se chamar “Encontros insólitos”, porque vai reunir dois convidados que, aparentemente, não tem muita coisa em comum. Um é jornalista, o outro é publicitário. Um é de poucas palavras o outro adora falar. Um é um profissional dos bastidores, o outro é mais afeito às luzes.

No entanto, para quem conhece ambos, as semelhanças são muito grandes. Ambos são do interior, um de Vacaria o outro de Bagé, e ambos foram jovens nos “Anos Dourados”. Os dois são escritores, um tem formação em Letras e é um pesquisador de fatos curiosos do passado, o outro foi professor de Literatura e de História.

Os nossos convidados desta edição do Valvulados são:

Antonio Goulart, que foi secretário de Redação da antiga Revista do Globo, uma das mais importantes publicações do gênero no país, por onde passaram figuras como Erico Veríssimo, Mario Quintana e Justino Martins. Trabalhou na Folha da Tarde, Correio do Povo e Zero Hora. Neste último criou a página Almanaque Gaúcho, com recortes de histórias curiosas sobre fatos e personagens marcantes do RS. Por duas décadas, coordenou o Prêmio ARI de jornalismo. Já publicou quatro livros, o mais recente tem o sugestivo título de “Anotações de um leitor curioso”.

Luiz Coronel, conhecido publicitário, escritor, frasista, poeta e compositor de música nativista. Mas, ele é muito mais que isso. Começou a vida, vindo de Bagé, como vendedor de apostilas num curso pré-vestibular. Aos 19 anos, foi convidado a subir “doze andares” do Mauá e ser professor de história e literatura. Em 1963 iniciou na propaganda, como redator da Vox Publicidade. Depois, em 1971 fundou a Exitus Propaganda, que hoje é a Agência Matriz. As suas campanhas criadas para a Cia Zaffari ficaram famosas e entraram para a antologia da propaganda gaúcha.  Formado em Direto, entre 1965 e 1970 exerceu a magistratura em várias comarcas do interior do Estado. Não bastasse, é autor de mais de 40 obras literárias.

O Valvulados desta 5ª feira promete muito conteúdo. Será um daqueles programas para ouvir e guardar, e então ouvir de novo.  Não perca por nenhum motivo. Se não der para assistir ao vivo, entre nos nossos canais no Facebook, no Instagram ou no Spotify e assista depois, mas não deixe de ouvir.

O programa VALVULADOS vai ao ar, ao vivo, das 16h às 17h, pelos canais da Rádio Press na Internet. No Facebook, acesse a página RÁDIO PRESS PORTO ALEGRE. No Youtube, acesse o canal YOUTUBE.COM/RADIOPRESS.

Mande perguntas nas lives ou pelo whatsapp (51) 99368.5150.

Todas as edições do programa estão disponíveis nesses canais, além do portal www.revistapress.com.br e do Spotify, onde podem ser ouvidos na forma de podcasts.