Tramontina é reconhecida pelo 5º ano seguido no iF Design Award

402
COMPARTILHAR

Considerado o Oscar do segmento, a renomada premiação iF Design Award tem novamente a brasileira Tramontina como uma das vencedoras. Pela quinta vez consecutiva, um produto da marca está entre os melhores do ano. O destaque de 2022 foram os bules térmicos plásticos, da linha Exata, que levou o prêmio na categoria Utensílios Domésticos.

Gustavo Giorgi, sócio proprietário da Design Único – empresa responsável pelo desenho – ao lado de Elisa Tramontina, indica que os bules da linha Exata foram pensados para serem minimalistas, atemporais, coloridos e acessíveis, uma peça que pudesse integrar pessoas e ambientes.

Para atender a esses critérios, o polipropileno foi a matéria prima escolhida. Para Giorgi, o material tornou-se o grande coringa da indústria. “Podemos moldar peças plásticas em formas ergonômicas com facilidade. Ele também aquece o produto em inox com suas cores e permite o toque sútil e aveludado”, avalia. Além disso, a matéria prima é 100% reciclável e mais acessível, o que possibilita que um produto de alta qualidade chegue para consumidores de menor renda, universalizando o design.

Bule Térmico Exata na cor amarelo Illuminating /Divulgação/Tramontina

O material também confere liberdade na atualização das cores do produto, uma das características que mais chamam a atenção nos bules Exata. Em 2021 foram lançados nas cores cinza Ultimate Gray e amarelo Illuminating, as cores do ano anunciadas pela Pantone. Este ano as novidades são os modelos nas cores coral e o tom lilás – Very Peri – a cor de 2022, também indicada pela Pantone.

O destaque no iF Design Award, para Giorgi, vem em função do design do produto ser 360°, ou seja, cada detalhe foi pensado em sua totalidade. “O iF sempre analisa todos os aspectos e dá peso para cada um deles”, reconhece.

Para a equipe de desenvolvimento o grande desafio era apresentar um produto cheio de design que não perdesse funcionalidade. “Os projetos de garrafas térmicas são desafiadores tecnicamente em cada detalhe, pois temos algo incomum, que é a pressão vinda dos líquidos quentes”, explica Giorgi. Por isso, a Design Único agrupa os insights de tendência de consumo junto da parte técnica, onde o intuito é resolver todas as necessidades do produto, mantendo a linha mestre de conceito de design.

Um exemplo disso é o infusor do bule, criado e patenteado pela empresa, que resolve um problema antigo que fazia com que o consumidor retirasse a erva da água ainda quente, o que tornava o manuseio inseguro. No caso dos bules da linha Exata, o acessório cumpre o papel de reter as ervas e por isso não precisa ser retirado, tornando a experiência mais simples e segura.

Para Giorgi, o desafio foi superado e o resultado é um bule de design simples e puro, com o impacto de ser uma produção nacional, que valoriza a mão de obra local, além de ser uma proposta acessível dentro da linha Exata, inicialmente premium, que agora pode chegar em outros mercados e atingir novos públicos.

Reconhecimento máximo de design do mundo desde 1953, o iF Design Award recebeu quase 11 mil inscrições, de 57 países, um recorde na história da premiação.

Fonte: FT Com