Trabalhos da ESPM Porto Alegre são destaque na Expocom

216
COMPARTILHAR

Cinco trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da ESPM Porto Alegre, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Comunicação, Criatividade e Inovação, foram premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O evento, promovido pelo Congresso Brasileiro de Comunicação, ocorreu na primeira semana de setembro, na Universidade Federal do Pará, em Belém.

Criado para a Central de Doações de Órgãos do Rio Grande do Sul, o trabalho vencedor na categoria Melhor Campanha Publicitária inclui peças desenvolvidas para as disciplinas de Direção de Arte, Fotografia, Produção Audiovisual e Redação. A campanha prega a importância do diálogo em família sobre a doação de órgãos.

Na categoria Publicidade em Mídia Alternativa, o prêmio ficou com a campanha “Mostra (In)visível”, que convida a comunidade de Porto Alegre a conhecer os trabalhos artísticos de pessoas com deficiência visual. Na categoria Jingle, o destaque foi o trabalho para a marca plus size Ashua, que foca no aumento da autoestima das mulheres.

“Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento nacional da qualidade dos nossos alunos”, diz a professora Paola Zanchi, gestora da equipe da Publicidade e Propaganda no Congresso Brasileiro de Comunicação.

O curso de Jornalismo da ESPM Porto Alegre foi premiado em duas categorias. Em Projeto de Assessoria de Imprensa, os alunos desenvolveram um plano integrado de comunicação para a Casa do Menino Jesus de Praga, em Porto Alegre, que assiste crianças e adolescentes com lesão cerebral e deficiência motora, e cuja existência depende da doação de parceiros. Entre as ações propostas no plano estão manuais de comunicação para público interno e externo, guia para redes sociais, eventos para engajar a comunidade e projetos de reconhecimento para equipe interna e parceiros.

A categoria Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo premiou o projeto Sextou Podcast. Alunos de Jornalismo desenvolveram cinco episódios com os temas regimes totalitários, experiências de quase morte, livros marcantes, angústia dos jovens na contemporaneidade e a história de vida de drag queens porto alegrenses. Publicado às sextas-feiras, o Sextou Podcast leva conteúdo feito por jovens para jovens, fugindo do informativo comum do dia a dia jornalístico.

“A Expocom é um prêmio que destaca os melhores trabalhos experimentais criados por estudantes de comunicação. Ganhá-lo é a confirmação da excelência das nossas metodologias de ensino”, diz Leandro Olegário, coordenador do curso de Jornalismo da ESPM Porto Alegre.