O Boticário lança recurso de legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

421
COMPARTILHAR

O Boticário lançou a #QueCheiroTem, iniciativa de acessibilidade olfativa idealizada pela W3haus, agência de O Boticário para redes sociais e campanhas.

A iniciativa faz parte do pilar de Diversidade Sensorial, um dos quatro pilares de atuação do Centro de Pesquisa do Olfato, área recém anunciada pelo Grupo Boticário dedicada ao estudo do sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema.

A #QueCheiroTem expande a cultura da acessibilidade nas redes sociais ao fornecer elementos descritivos para quem não pode sentir o cheiro das fragrâncias da marca – seja por perda de olfato ou por outra razão.  “É uma iniciativa importante que surgiu com a proximidade da marca no dia a dia das pessoas. Notamos que se tratava de uma dor da comunidade em entender a fragrância que estamos falando e identificamos que isso seria um recurso simples, mas efetivo e que quebra barreiras da comunicação. Com isso, queremos inspirar outras empresas a também serem cada vez mais inclusivas”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário. Além de histórias compartilhadas por pessoas que marcavam O Boticário ao falar da saudade de sentir as fragrâncias da marca, muitos seguidores procuram as redes sociais para ter mais informações sobre composição e o tipo de sensação que novas fragrâncias provocam.

A novidade passa a ser implementada a partir da campanha de Natal deste ano, que lança luz sobre reconexão por meio da memória olfativa tendo como ponto de partida o olfato – sentido mais complexo do corpo humano, capaz de evocar memórias, emoções e conectar pessoas a momentos, independente da distância física. A partir disso, todos os conteúdos em redes sociais de O Boticário passam a ter, além do #PraTodosVerem com a descrição das imagens, uma descrição das fragrâncias dos produtos apresentados. A #QueCheiroTem trará informações sobre ingredientes, notas, famílias olfativas, imagens, situações e sensações associadas às fragrâncias, de forma que o entendimento seja acessível através de uma linguagem próxima e menos técnica.

“As fragrâncias são a essência da marca e qualquer conteúdo de lançamento é inundado de perguntas de pessoas querendo saber sobre como é esse cheiro. Elas querem sentir e imaginar, mesmo que no celular. Com a perda de olfato atingindo milhares de brasileiros, entendemos que havia uma oportunidade de prestar um serviço inestimável e deixar essa conversa mais rica”, diz Natália Fava, Diretora de Criação para O Boticário na W3haus.

FICHA TÉCNICA W3HAUS
Campanha: Natal 2021
Cliente: O Boticário
Agência: W3haus/Grupo Stefanini
VP de Atendimento: Débora Barbezani
Diretora da Conta: Fernanda Santos
Gerente da Conta: Carolina Costa
Atendimento: Ana Schmiedel
Produção: Nayara Garbelotti e Hannah Andrade
Operações: Malu Chagas e Elisa Batista Dias
VP de Criação e Conteúdo: Larissa Magrisso
Diretora Criativa: Natália Fava
Time Criativo: Felipe Pacheco, Felipe Lecina Marin, Gabriela Gomes, Joana Barboza, Mariana Rebello, Alexandre Claudino, Raisa Sutecas
Diretora de Mídia: Roberta Barreto
Gerente de Mídia: Aline Manha
Data da primeira inserção: 27/11/2021
Cliente: Cathyelle Schroeder, Sylvia Cardoso e Marcela Luiza da Silva

Vídeo principal para todos os países

Brasil

México: https://youtu.be/YkQ96s_k5BY
Índia: https://youtu.be/C27x6zr5F8Q
Reino Unido: https://youtu.be/shey87Z3EMI
Nigéria: https://youtu.be/EJluryzumUs
África do Sul: https://youtu.be/7Sl0SNW9vQQ

WHATSAPP x BBDO SF – Ficha Técnica
Campanha: One

​​WhatsApp
Eshan Ponnadurai –  Head of Marketing
Vivian Odior – Director, Global Head of Brand & Integrated Marketing
Renata Costa  – Global Marketing Manager
Eric Rottenberg – Creative Producer
Micah Gendron – Creative Producer

BBDO San Francisco
Tres Colacion – Global Creative Lead, BBDO San Francisco
Jose Higuera – Global Strategy Lead, BBDO San Francisco
Minjia Qiu – Global SVP, Group Account Director, BBDO San Francisco
Virginia Cardozo – Global Account Supervisor, BBDO San Francisco

BBDO Berlin
Till Diestel – Chief Creative Officer, BBDO Berlin
Erick Barrios Hernández – Creative Director, BBDO Berlin
Wolfgang Warzilek – Creative Director, BBDO Berlin
Deepanjali Singh – Senior Art Director, BBDO Berlin
Florestan Roesemann – Senior Copywriter, BBDO Berlin
Arash Sabbagh – Designer, BBDO Berlin
Mark Andree – Managing Director, BBDO Berlin
Alexander Geier – Executive Producer

PRODUÇÃO
Niclas Larsson – Director
Iconoclast Germany – Production Company
Swantje Rummel – Executive Producer
Jacqui Wilkinson – Producer
Veronika Fuerthauer / Sybella Stevens / Karin Rudokas- Production Coordinators
Linus Sandgren – Director of Photography
Ernesto Gil “Cubano” – Gaffer
Simone Grau -Production Designer
Micaela Urrutia – Art Director
Denise Östholm – Costume Designer
Ivanna Kiss – Make-Up Artist
Carlos Ayami Erdmann – Production/Location Manager Oriental Films
Alan Finlay – 1st Assistant Director
Adrian Gallardo – Local 1st Assistant Director
Carla Luff // Nikolaus Kohler – Editor
Iconoclast – Offline Post Production
Wenke Kleine-Benne – Sound Designer
Mermaid Berlin – Audio Post Production
Slaughterhaus Berlin – Motion Graphics Animation
Slaughterhaus Berlin – Online Post Production
Christian Wegehenkel – Post Production Supervisor

MUSIC: Composed
Title: New Years Eve
Artist: Jacob Mülrad
Published by:    Universal Publishing Nordic
Master owner:   Jacob Mülrad