Nova edição da Press Advertising trata da relação entre cultura e comunicação

COMPARTILHAR

A cultura é o destaque da edição 190 da revista PRESS ADVERTISING, que já está circulando. Na Press, o jornalismo cultural é o tema da matéria de capa. Profissionais falam sobre a evolução da cobertura jornalística da produção cultural do país e do Estado, como o trabalho foi afetado pelas mudanças do modelo de negócios dos veículos e os efeitos da revolução digital no trabalho de quem divulga e reflete sobre livros, espetáculos, filmes, exposições e artistas de todas as áreas.

AD destaca a relação entre a publicidade e a arte. O texto lembra os vários artistas que trabalharam com publicidade e propaganda, as trocas de inspiração entre as duas áreas e como profissionais que atuam no setor publicitário usam técnicas e ideias artísticas para desenvolver campanhas. A matéria lembra as possibilidades trazidas pelos recursos digitais e as inúmeras formas de promover intervenções culturais.

A entrevista do mês na Press é com o presidente da RDC TV, Márcio Irion. Com um ano de operação, a mais nova emissora de televisão do Rio Grande do Sul chegou ao mercado trazendo um conceito diferenciado: a união da TV com uma plataforma digital integrada, por meio das mídias sociais. Na entrevista, Irion fala sobre os desafios de administrar um novo empreendimento em comunicação, as dificuldades do mercado gaúcho e o pouco apoio do empresariado, do setor público e das agências de publicidade.

Na Advertising, o entrevistado é Antonio Gornatti, head de marketing da 4all, empresa gaúcha de tecnologia que desenvolve plataformas digitais. Gornatti fala sobre as transformações que estão sendo provocadas pela revolução digital, seus efeitos na sociedade e nas pessoas e o que esperar das tecnologias que estão surgindo.

A revista Advertising traz, ainda, a cobertura da 7ª Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, em meados de maio.

Na seção Grandes Nomes, a Press destaca a carreira do jornalista e escritor Nelson Rodrigues, um dos mais celebrados cronistas e dramaturgos do Brasil. Já a AD lembra a trajetória do gaúcho Rodolfo Lima Martensen, um dos pioneiros da publicidade brasileira e fundador da ESPM.

Isso tudo e mais as colunas de Alberto Meneghetti, Ana Paula Jung, Julio Ribeiro, Marcelo Beledeli, Mario Rocha e Tibério Vargas. Todo o conteúdo da Press pode ser visualizado em pdf em www.revistapress.com.br e o da Advertising no site www.revistapress.com.br/advertising/